Gestão de Logística

Páginas: 11 (2730 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Skimming - Desnatação de mercado

A expressão Skimming Price (em português, Preço de Desnatação) designa uma estratégia de marketing em que o preço do produto (uma das quatro variáveis que integram o marketing-mix) é fixado acima do preço médio de mercado. O objetivo deste tipo de estratégia de marketing, muito utilizado na fase de lançamento de um novo produto, permite atingir logono início um segmento de mercado menos sensível ao preço, ajudando simultaneamente a posicionar o produto. A partir do momento em que se conseguiu atingir o posicionamento pretendido ou quando o segmento de mercado menos sensível ao preço e sensível a questões como os prestígio e status, foi já satisfeito, é geralmente adotada uma estratégia de redução gradual dos preços. Desta forma, será entãomais fácil atingir os segmentos de mercado mais sensíveis ao preço.
Uma estratégia de Skimming tem como objetivos principais os seguintes: obtenção de resultados financeiros elevados num curto espaço de tempo; melhor posicionamento do produto ou serviço, criando elos de fidelidade mais sólidos no mercado; redução da sensibilidade do mercado ao fator preço de forma a permitir maioresmargens financeiras. É de notar, contudo, que uma estratégia deste tipo apenas pode ter sucesso quando no caso do produto ou serviço em causa, apresenta um elevado nível de diferenciação ou de inovação do ponto de vista do cliente e quando exista um segmento de mercado para o produto ou serviço em causa pouco sensível ao preço, e simultaneamente com dimensão suficiente para permitir um volume devendas inicial suficientemente grande para viabilizar a implementação da estratégia. Durante o primeiro período do respectivo ciclo de vida, este período é naturalmente variável, estendendo-se normalmente até a fase de maturidade, em que normalmente se verifica uma estagnação ou diminuição do volume de vendas do produto. Quando esta situação se verifica é de esperar que a empresa proceda à reduçãodo preço de forma a permitir a aquisição do produto a um maior número de compradores potenciais e assim manter os níveis de resultados e rendibilidade desejados. Esta redução de preços pode ser feita em várias fases de forma a permitir o acesso gradual ao produto por parte de novos segmentos de mercado e assim obter um maior volume de receitas. Deve, no entanto notar-se que, em condiçõesnormais, só é possível o desenvolvimento bem sucedido de uma estratégia de desnatação quando o produto é de fato inovador aos olhos dos clientes potenciais e quando existe um segmento de mercado capaz de absorver um volume de vendas suficientemente grande. A estratégia de desnatação opõe-se à estratégia de penetração, na medida em que esta preconiza a fixação inicial de preços baixos de forma a atrairnum curto espaço de tempo o maior número de clientes possível.







Benefícios e respostas que um líder pode obter de uma equipe através de suas ações?
O retorno obtido com a capacitação da liderança nas empresas é bastante expressivo, e favorecem tanto o profissional treinado, como os membros das equipes em geral, e principalmente os indicadores da saúde das empresas, tantoque as mudanças na relação líderes-liderados se tornou evidente que os profissionais passaram a se comunicar mais e melhor. Hoje, por exemplo, os profissionais analisam as questões dos resultados para o alcance das metas, prestam contas das ações aos lideres superiores e aumentou a prática do feedback aos liderados gerando resultados positivos para a empresa como: flexibilidade, capacidade delidar com situações adversas que ocorrem no meio organizacional, aptidão para dar e receber feedback, adaptação às mudanças, felicidade de estar em um ambiente organizacional que produz resultados significativos em termos de produtividade do negócio e das pessoas e com isso acaba agregando valor à empresa. Maior envolvimento com o trabalho pelos colaboradores, que dão vida, dinâmica, impulso,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de logistica
  • GESTÃO LOGÍSTICA
  • gestao em logistica
  • Gestao logistica
  • Gestão em logística
  • Gestão logística
  • GESTÃO DE LOGÍSTICA
  • gestão de logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!