Gestão de grupos

Páginas: 19 (4656 palavras) Publicado: 19 de janeiro de 2013
Instituto Superior Politécnico de Viseu
Escola Superior de Educação de Viseu

Licenciatura Comunicação Social

Gestão de Recursos Humanos

1º Semestre, 2012/2013

Gestão de Grupos

Discentes:
Cátia Franco 1000
Claudia Lucato 9993
Fávia Gouveia 10306
Inês Madureira 10324
Docente:
Paulo Barroso

Índice

Introdução 3
O que é um grupo? 4
Tipos de Grupos 4
Formação degrupos 6
Função dos grupos 7
Eficácia dos grupos 8
Vantagens e desvantagens 9
Caso Prático 12
“A Fuga Das Galinhas” 12
F32- Apollo13 (1995) 13
Conclusão 16
Bibliografia 17


Introdução

No presente trabalho é abordada a temática “Gestão de Grupos”.
O trabalho em grupo está presente nas diversas etapas da nossa vida, tanto a nível profissional como social. Neste sentido,optámos por nos concentrar na caracterização dos grupos, na sua distinção face a outros termos que a ele se assemelham e nas teorias que fundamentam a sua origem.
Posteriormente, evidenciámos as funções de grupo, na medida em que a formação dos mesmos tem sempre em vista a satisfação de um aglomerado de objetivos ou necessidades de foro organizacional e individual/pessoal. Também a eficácia degrupo está associada, uma vez que a mesma dependente da forma como o grupo pretende cumprir as sua funções e alcançar os seus propósitos organizacionais e individuais. As vantagens e desvantagens do trabalho de grupo são igualmente analisadas, visto que, estão associadas aos obstáculos com que os grupos se deparam e à forma como estes resolvem os seus problemas.
Por fim, iremos analisar um casoprático, mostrou-se essencial para a complementação e compreensão dos conhecimentos expostos.

O que é um grupo?

Segundo Pichon-Rivière pode-se falar em grupo, quando um conjunto de pessoas movidas por necessidades semelhantes, se reúnem em torno de uma tarefa específica.
Num cumprimento de desenvolvimento das tarefas, deixam de ser um amontoado de indivíduos, para cada um assumir-se enquantoparticipante de um grupo com objectivo mútuo.
A existência de um grupo pressupõe uma série de elementos que o identifiquem como tal. A condição de partilha de um objectivo comum é necessária, mas não suficiente. Por isso, um grupo designa-se como um conjunto de pessoas que se identificam e partilham objectivos, normas e destinos, no qual cada membro têm a noção que pertence a esse grupo e éreconhecido como tal, deixando-se influenciar e influenciando os outros. Os seus elementos têm, portanto, uma percepção colectiva de unidade e procuram confrontar outros grupos ou indivíduos de forma unida. No entanto, cada elemento desempenha uma determinada função no próprio grupo, fazendo cumprir um objectivo principal.
É importante referir que grupos e equipas não são o mesmo, pois as equipas sãogrupos coesos que partilham um objectivo comum num determinado projecto, ou seja, trata-se de um grupo temporário, no qual não há tempo sequer para a criação de identidade própria.
Tipos de Grupos
No dia-a-dia o indivíduo insere-se em vários grupos. Alguns dos conceitos utilizados em grande escala no ramo da Sociologia relativamente aos tipos de grupos surgiram com Charles Cooley (1909), emdestaque a noção e a definição de grupo primário.
Podemos então estabelecer os principais tipos de grupo como grupos primários e secundários, que depois se decompõem em grupos abertos ou fechados. O grupo primário é o primeiro grupo em que o individuo se insere, nomeadamente, a família. Este abrange relações íntimas, muito próximas, a longo prazo e com grande interacção. O grupo secundário é compostopor um maior número de indivíduos que estabelecem contactos impessoais e funcionais, com pouca comunicação cara-a-cara e, assim, sem relações afectivas.
Qualquer grupo pode ser aberto, na medida em que é receptivo à entrada de novos elementos e à diversificação de opiniões, ou fechado, que pelo contrário tem uma opinião de grupo vincada e não aceita a entrada de novos membros.
Nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A gestão de pessoas no grupo basf
  • gestão ambiental grupo positivo
  • Gestão Organizacional Grupo Sinagro
  • Gestão industrial
  • Gestão
  • gestão industrial grupo
  • Gestão do Conhecimento no Grupo Globo
  • Grupos e gestão de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!