Gestão de estrategia

Páginas: 5 (1133 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
INTRODUÇÃO


A administração é uma das áreas do conhecimento humano com maiores obstáculos e desafios a superar. O que se questiona sobre administração é a respeito do que é, para o que serve e como empregá-la. Maximiliano define administração como um processo de tomar decisões divididas em quatro processos interligados sendo eles o planejamento, a organização, execução e controle.Kwasnicka comenta que não existe um padrão universamente aceito para a definição, entretanto, define administrar como um processo pelo qual o administrador cria, dirige, mantém, opera e controla uma organização.
Portanto, é inquestionável que administração é fundamental para a sobrevivência das organizações. Assim pode se concluir que a administração deve ter um caráter universal, aplicável aqualquer tipo de entidade, publica ou privada, grande ou pequena, baseando-se em seu corpo teórico, cabendo ao administrador a tarefa de adaptá-lo as condições adequadas as necessidades de cada tipo de organização.
Desta forma a administração também deve fazer parte do sucesso empresarial das micro e pequenas empresas (MPE) em especial porque estas atualmente deixaram de ser vistas apenascomo importantes geradores de empregos e fontes de sustentos para pessoas e passaram a ser uma necessidade uma necessidade nacional. A importância deste tipo de organização na economia nacional, merece estudos sobre as formas como as mesmas são administradas, principalmente levando-se em consideração que 56% das MPE criadas não completam o quinto ano de vida.
Durante o decorrer da pesquisaverificou-se que conceitos básicos de administração são deixados de lado, prevalecendo as decisões baseadas no feeling do proprietário e fundador.


1- Gestão empresarial


A gestão empresarial deve estar vinculada a fazer a empresa atingir os objetivos a que se propõe. Manãs enfatiza que a administração de empresas mudou e afirma que o sucesso de uma organização depende da administraçãoeficaz de suas atividades básicas. É importante entender o que seja a empresa, pois, é nela que se pode visualizar a administração em ação.
Catelli define a empresa como um sistema aberto e dinâmico uma vez que recebe influencias do ambiente onde atua e com forte integração entre os seus elementos constitutivos.
A valorização do conhecimento leva a organização empresarial a ver naspessoas um diferencial competitivo a encarar seus funcionários como capital humano, valorizando na medida em que a empresa compreende que é deste capital que nascem as inovações fundamentais para a competitividade empresarial atual.
Os pequenos e micro empresários brasileiros aparentemente não estão utilizando-se de modernos meios de controle e planejamento trabalhando quase que exclusivamente combase em seu feeling. Prossegue o autor explanando que importantes decisões, na maioria das MPE, são tomadas sem fundamentação cientifica, matemática ou engenharia e ate mesmo sem utilização de computação.


2- Gestão da carteira de clientes


Dentro do complexo processo de gestão empresarial um ponto menor para estudar e melhor compreender o processo decisório dentro das organizações,pode-se destacar a gestão da carteira de clientes.
O credito apresenta-se como um fator estratégico para atrair e efetivar vendas uma vez que poucos consumidores podem adquirir o que necessitam a vista, possibilitando a empresa de alavancar suas vendas a fim de atingir metas pré-estabelecidas pela direção da empresa. A decisão em conceder ou não o credito deve passar por uma criteriosaanalise levando em consideração fatores que podem apontar se o pretendente ao credito terá condições de honrar com seus compromissos.


3- Metodologia


Esta pesquisa é classificada como exploratória uma vez que buscou levar a um aprofundamento maior do problema de pesquisa. Do ponto de vista de procedimentos técnicas, segundo Gil, é classificada como bibliográfica e estudo de caso....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTRATEGIA DE GESTÃO
  • Gestão de estratégia
  • Gestão estratégia
  • Gestão estratégia
  • Gestao de estrategia
  • gestão de estrategia
  • Gestão de Estrategia
  • Gestão e estrategia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!