Gestão de estoques

Páginas: 3 (703 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2012
FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE ESTOQUES

1- Considerações Iniciais

A administração de estoques, ou gestão de estoques é basicamente o ato de gerir recursos possuidores de valor econômicodestinado ao suprimento das necessidades futuras de material numa organização, que reflete quantitativamente os resultados obtidos pela empresa ao longo do exercício financeiro. Motivo pelo qual tende ater suas ações gerenciais voltadas a técnicas utilizadas para alcançar as metas desejadas. Ou seja, manter em níveis satisfatórios ás necessidades de materiais.
Nas empresas, independente do ramo, osestoque tem grande relevância, uma vez que geralmente expressam mais de 50% do custo do produto vendido. Sendo assim, desenvolveu-se no passar do tempo técnicas especiais de grande ajuda na resoluçãode problemas no gerenciamento de estoques.

2- Definições
Para melhor entendimento conceituaremos aqui, estoque, consumo e demanda.

2.1 Estoque

O estoque pode ser definido como: acomposição de materiais, mercadorias ou produtos acumulados para utilização posterior de modo a permitir o atendimento regular dos usuários para a continuidade da atividade da empresa, sendo oestoque gerado conseqüentemente pela impossibilidade de prever a demanda com exatidão; reserva para ser utilizada em tempo oportuno.

2.2 Consumo

É a quantidade de material requerido para oatendimento das necessidades de produção de comercialização relacionada a uma determinada unidade de tempo. Pode ser classificado em:
Consumo regular; consumo irregular.

2.2.1 Consumo RegularCaracteriza-se por materiais utilizados significativamente em quantidades de pequena variação entre sucessivos intervalos de tempo constantes. Pode ser classificado em:
- consumo regular com tendênciacrescente – caracteriza-se pelo crescimento vegetativo da utilização de materiais de forma crescente e ordenada;
- consumo regular com tendência decrescente – caracteriza-se pelo decréscimo da utilização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestão de estoques
  • Gestão de estoque
  • Gestão de estoques
  • Gestão de estoque
  • Gestão de estoque
  • Gestão de Estoque
  • gestão de estoques
  • Gestão de Estoque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!