Gestão de estoque

Páginas: 14 (3413 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
Sumário
RESUMO 3
INTRODUÇÃO 3
1. ESTOQUE CONCEITO, IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO. 3
1.1 IMPORTÂNCIA DO ESTOQUE 3
1.2 FUNÇÕES DO ESTOQUE 3
2. CONTROLE DE ESTOQUE 3
2.1 POLITICA DE ESTOQUE 3
2.2 PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O CONTROLE DE ESTOQUES 3
3 TIPOS DE ESTOQUE 3
3.1 ESTOQUE DE SEGURANÇA 3
3.1.1 IMPORTÂNCIA DO ESTOQUE DE PRODUÇÃO 3
3.2 ESTOQUE DE ANTECIPAÇÃO 3
3.2.1 ANALISE PARA SE CRIAR UMESTOQUE DE ANTECIPAÇÃO 3
3.3 ESTOQUE DE DISTRIBUIÇÃO 3
3.3.1 IMPORTÂNCIA DO ESTOQUE DE DISTRIBUIÇÃO 3
3.4 ESTOQUE DE CICLO 3
3.5 ESTOQUE DE DESACOPLAMENTO 3
CONCLUSÃO 3
REFERENCIAS 3












RESUMO

Atualmente são vários os tipos de estoque existente, e para que o tecnólogo em logística consiga executar seu trabalho com destreza é necessário que o mesmo tenha conhecimentosobre todos eles. Além de conhecer profundamente todos os tipos de estoque é necessário que mesmo saiba sobre as politicas de estoque, sobre os princípios, diretrizes bem como as reais funções e importância do estoque, só mesmo dominando esse conhecimento o tecnólogo será bem sucedido em todas as esferas do trabalho. Deve ainda levar em conta que o tecnólogo não lidara somente com pessoal da empresaa qual trabalha, mas também com dos demais que estão envolvidos em questão de estoque.







INTRODUÇÃO
Pela definição de John Magee tradução de Ana Lucia Bouchinhas “a palavra logística tem origem francesa. Era usada no meio militar e significava a arte de transportar, abastecer e alocar tropas. Seu significado foi alterado para uso industrial, como sendo a arte de administrar ofluxo de materiais e produtos. O sistema logístico inclui o fluxo total de matérias desde a aquisição da matéria prima ate a entrega dos produtos aos usuários finais.
Uma parte consideravelmente importante para a logística é o estoque, conforme Babiere (2006 pg35) “estoques são constituídos por todos os itens de materiais destinados a venda, ao processamento interno e ao consumo concernentes àsatividades finais fins da organização”. Ou seja, o estoque esta presente no dia a dia no tecnólogo de logística.
E diversos são os tipos de estoques e para que o tecnólogo seja um profissional de eficiência é necessário que ele tenha o conhecimento sobre os todos os tipos existentes, pois é mediante a constatação do tipo de estoque que ele esta lidando que o tecnólogo ira tomar decisões de comogerenciar e fazer a logística em si.
Este trabalho tratara justamente dos estoques e de seus diversos tipos, com enfoque em alguns tipos, mas sem deixar de citar nenhum.








1. ESTOQUE CONCEITO, IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO.

Como já foi dito estoque por definição refere-se a mercadorias, produtos (finais ou inacabados) ou outros elementos na posse de um agente econômico – disponível em:pt.wikipedia.org/wiki/estoque.
Uma analise superficial pode ao falso entendimento de que estoque são apenas os produtos prontos e disponíveis a venda, mas ao olhar de um tecnólogo, esse saberá que o estoque é muito mais amplo que isso, que ate o material em transito é estoque.

1.1 IMPORTÂNCIA DO ESTOQUE
“Estoque é um dos setores que exerce papel de suma importância dentro de uma empresa, porser ele que mantém todos os produtos necessários para seu funcionamento, tornando-se essencial em uma gestão eficiente.” – disponível em http://www.eumed.net/ce/2009b/sssg.htm.
Claro que há variação do grau de importância do estoque de empresa para empresa, mas ate as que optam pelo just in time precisam do estoque de matéria prima. O estoque garante a continuidade das atividades da empresa semque essa tenha que esperar o material chegar para que comece o trabalho, caso seja o estoque de matéria prima, mas ele também pode garantir a venda imediata do produto acabado caso seja agora se tratando do estoque de produto.
Um dos estoques talvez o mais importante em relação à produção é o chamado estoque de segurança, pois um pico na demanda pode esgotar o estoque da empresa e um aumento no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestão de estoques
  • Gestão de estoque
  • Gestão de estoques
  • Gestão de estoque
  • Gestão de estoque
  • Gestão de Estoque
  • gestão de estoques
  • Gestão de Estoque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!