gestão de estoque e medicamentos

Páginas: 10 (2374 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2014
1 INTRODUÇÃO


Este trabalho tem por finalidade analisar a situação atual no estoque de medicamentos no Posto de Saúde de Pindamonhangaba, para a partir daí sugerir melhorias.
Atualmente, a tendência da população viver mais, a descoberta de novas doenças e conseqüentemente novos tratamentos, contribuem para que os recursos econômicos destinados à saúde sejam insuficiente. Para atender essademanda crescente, torna-se necessário buscar novas medidas que resultem no melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, a fim de reduzir desperdícios.
Diante de vários problemas encontrados em um Posto de Saúde, como a falta da organização de medicamentos, localização dos medicamentos, controle dos prazos de validade, custos e os impactos destes na distribuição à população, levanta-se aquestão: Como melhorar o processo de gestão do estoque?


1.1 Objetivos


1.1.1 Objetivo Geral


Otimizar o processo de gestão do estoque utilizando técnicas logísticas adequadas.





1.1.2 Objetivos Específicos


No intuito de alcançar o objetivo geral, surge a necessidade de delinear os objetivos específicos, que são:

Levantar a situação do estoque atual;
Verificar se háausência ou excesso de medicamentos;
Prever períodos sazonais;
Identificar as técnicas que podem trazer melhorias ao processo;
Definir a quantidade necessária para atender um ciclo de distribuição;
Estimar um estoque padrão de medicamentos.


1.2 Justificativa


A escolha do tema justifica-se, pois atende aos critérios de relevância, pertinência e viabilidade, onde a relevânciademonstra a importância do tema, pertinência relaciona o tema com a logística e a viabilidade mostra o que torna possível sua realização.


1.2.1 Relevância


A correta gestão do estoque de medicamentos é relevante tendo em vista que erros neste setor podem ser determinantes no estado de saúde das pessoas, onde por exemplo, a falta de um medicamento pode agravar uma doença ou até mesmo tirar avida de alguém.




1.2.2 Pertinência


A gestão de estoque é parte importante da logística uma vez que visa o melhor aproveitamento dos recursos internos de qualquer empresa contribuindo com a redução de custos por meio da destinação correta dos insumos e produtos finais.
A escolha do tema é pertinente uma vez que esta relacionada as seguintes disciplinas do curso: Elementos de Custos noProcesso Produtivo, Administração de Materiais, Processos de Suprimentos, Movimentação de Materiais, e também Planejamento Programação e Controle da Produção.
Em concordância com o tema, neste trabalho, a gestão de estoque ganha nova abordagem considerando que é mais comum a aplicação deste tema à industrias, o que não significa que não possa abranger outros ramos de atividade, pois anecessidade de otimização dos processos é equivalente e existe em qualquer organização.


1.2.3 Viabilidade


Este trabalho é viável e pode ser executado uma vez que depende do conhecimento adquirido em sala de aula, de pesquisas bibliográficas e possivelmente de pesquisas de campo realizadas ao longo do mesmo. Acredita-se que as autorizações necessárias para a pesquisa de campo não serão negadas,pois revelam a oportunidade do Posto de Saúde obter gratuitamente os conhecimentos necessários para sua melhoria, contribuindo também para o desenvolvimento e aprimoramento de conhecimentos práticos referentes a esta questão.





2 REVISÃO DA LITERATURA


2.1 Conceitos Iniciais


2.1.1 A Logística


A Palavra logística tem sua origem do verbo francês loger, que significa alojar ouacolher. O termo inicialmente foi utilizado em atividades militares, ou seja, para descrever a ciência da movimentação, suprimento e manutenção das forças militares. Progressivamente estendeu-se para as atividades econômicas (FIGUEIREDO; FLEURY e WANKI, 2003).
Segundo Martins e Alt (2005 apud MARTINS e CAMPOS, 2005), a logística surgiu no Brasil nos anos 70, associado apenas a distribuição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO DE ESTOQUE DE MEDICAMENTO EM UNIDADE AMBULATORIAL
  • controle de estoque de medicamentos
  • gestao medicamentos
  • Gestão de estoque
  • gestão de estoques
  • Gestão de estoque
  • Gestão de estoques
  • Gestão de estoque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!