Gestão de equipes

Páginas: 10 (2317 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
ESPM – Escola superior de Propaganda e Marketing
 
 
 
 
 
 
 

Gestão de Equipes:
Projeto “Diretor(a) de Desenvolvimento Organizacional”
 

 

Fernanda Santoro
João Porto
Joyce Duarte
Juliana Dalécio
Guilherme Pompeu
Paula Cichini
Renato Salgueiro
 

São Paulo
Maio de 2011
Considerando que estou lidando com uma empresafrigorífica de grande porte com operações verticalizadas (presente desde a criação do gado até a exportação de carne processada) e com relevante distribuição geográfica, tanto em termos de consumidores como estruturas de produção, há um grande desafio para as principais demandas do anúncio:
1. Treinar pessoas com o objetivo de aumentar a sua performance individual e da equipe a que pertence;
2.Treinar e fazer as pessoas da equipe cumprirem eficazmente as diretrizes definidas pela Empresa;
3. Identificar e treinar pessoas para serem líderes de equipes bem sucedidas.

Nestes 3 casos é importante ressaltar a importância de atender a necessidade adequada para cada nível da organização assim como, faz-se necessário compreender como as equipes da organização funcionam, a partir de trêsperspectivas: vista (1) de longe, (2) de um ponto intermediário e (3) de perto.
Pensando no treinamento das pessoas com o objetivo de aumentar a desempenho (individual e do grupo) acredito que o foco deveria ser na ação, ou seja, atividades e processos, e na comunicação vista de um ponto intermediário. Porém não poderíamos deixar de atuar nos outros pontos de comunicação.
Em uma experiênciaprévia, tive um sucesso em uma iniciativa para acompanhamento da equipe vista de longe, através do uso de uma rede interna de comunicação (por exemplo, vídeos nos refeitórios com treinamentos). Para iniciativas mais especificas, utilizei vídeos seguindo a necessidade da área e da empresa para melhorar a sintonia do individuo com os objetivos e metas da empresa, e implementei a realização deteleconferências com os líderes para alinhamento das estratégias e metas dos grupos.
Além disso, poderíamos oferecer treinamentos online mensalmente, individuais, por módulos e ao final de cada modulo deve-se realizar uma avaliação em equipe, onde cada indivíduo da equipe será responsável pela resposta de uma pergunta. Dessa forma, poderemos avaliar o empenho, desenvolvimento e conhecimento do negocio deforma individual e da equipe.
Levando em consideração a baixa escolaridade e formação do grupo para atuar de forma intermediária, criaríamos cursos técnicos levando em conta a cultura, formação e tipo de linguagem do grupo, para que possam ser inseridos e compreendidos os processos e metas que serão buscadas. Sendo assim serão criadas funções específicas para cada grupo de funcionários e acomunicação e interação com esse grupo será através de cartazes e panfletos mostrando exatamente como estão as suas metas.
Dependendo da infra-estrutura interna da empresa, aplicaria um treinamento online utilizando a ferramenta do e-learn, onde poderia passar o conteúdo em módulos com base em informações necessárias, para o entendimento e compreensão dos processos e ações que devem ser feitas, para oalcance dos objetivos da empresa. Nesses treinamentos online e presenciais, eles teriam testes e games para que pudessem avaliar seu conhecimento e empenho como equipe, uma vez que seriam colocadas as equipes em competição. Haverá um game online ao final de cada módulo, onde irá somar e acumular pontos das equipes e ao final de todos os módulos a equipe vencedora receberá um prêmio.
Para incentivar otrabalho em equipes e o conhecimento mais profundo do grupo e o conhecimento entre eles, é importante e sugiro criarmos rotinas de feedback entre o grupo para estimular a busca pelo auto desenvolvimento e melhoria no empenho da função que lhe foi designada. Para a motivação podemos incentivar com premiações por alcance de metas e melhorias no desenvolvimento individual e da equipe. Após a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de equipes
  • gestão de equipes
  • Gestão de equipes
  • Gestão de equipe
  • GESTÃO DE EQUIPE
  • Gestão de Equipes
  • Gestao de equipes
  • Gestão de equipes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!