Gestão de empresas familiares

Páginas: 32 (7901 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1. EMPRESAS FAMILIARES: Limites e Possibilidades 6

1.1. Empresas Familiares e suas Peculiaridades 6

2. Planejamento das empresas familiares 17

2.1. Planejamento Estratégico 17

2.2. Planejamento Sucessório 23

3. ANÁLISE DA PESQUISA. 27

3.1 Metodologia de Pesquisa 27

3.2 Resultado da Pesquisa 28

CONSIDERAÇÕES FINAIS 33

REFERÊNCIAS 38ANEXOS 41

INTRODUÇÃO

O Objeto de estudo deste trabalho trata-se de empresas familiares, com intuito de identificar características específicas, vantagens e desvantagens, principais dificuldades na sua gestão, no planejamento e principais diretrizes, para que o mesmo possa auxiliar no desenvolvimento e crescimento de outras, bem como na contribuição para o conhecimento próprio e dosdemais interessados no referido tema.

Complementarmente, o resultado deste trabalho não tem a pretensão de mostrar verdades absolutas ou mesmo soluções para todos os problemas, mas sim compartilhar experiências que merecem uma atenção especial, por tratar-se de um assunto de importância significativa para o desenvolvimento sócio econômico que as empresas familiares representam, bem como,as principais dificuldades e entraves para gerir e se desenvolverem em um mercado competitivo em constante mudança, além de tentar entender, por que é mais evidente resistência a mudanças por parte dos dirigentes em empresas familiares. Identificar a razão pela qual a implantação do planejamento não é executada de forma satisfatória, onde mesmo após auxilio de profissionais os planos de ação nãosão implantados.

A pretensão neste trabalho é mostrar a real vivência das empresas familiares de Sorocaba, e como estas lidam com os problemas do dia-a-dia, seu trabalho para se manter no mercado competitivo, e sua luta para sobreviver diante da concorrência.

Dentre as empresas entrevistadas tentar identificar os seguintes aspectos: Qual a influência do planejamento familiar noplanejamento empresarial, e como este influencia no desenvolvimento da gestão.

Parte-se do pressuposto que devido às empresas familiares se originarem a partir de relações de parentesco, são estruturadas sobre uma rede de relações pré-existentes, com vínculos afetivos muito fortes, embora seja por um lado benéfico à empresa, a passagem de autoridade em muitos casos é por tradição, sem levarem consideração a capacidade, competência e a profissionalização necessária para ocupar os cargos de dirigentes, o que por conseqüência, falta comando de liderança capaz de gerar uma reação rápida para enfrentar os desafios do mercado, acreditando que ao repetir as ações que levaram ao sucesso no passado, sem analisar as mudanças do próprio mercado, irão obter os mesmos resultados queanteriormente.

Outro agravante tão significativo quanto o anterior citado, é a falta de planejamento, seja por medo de abrir a verdadeira situação financeira da empresa para demais funcionários, seja por achar que as estratégias anteriores foram eficientes, seja por acharem que quando se planeja acaba-se investindo muito e engessando o processo todo. Seja por qual motivo for, a ausência de planejar ofuturo de sua empresa tem resultados negativos nesta ou na próxima geração.

Levando em consideração somente as empresas familiares estabelecidas na região de Sorocaba, a qual será realizada a pesquisa, estima-se que encontram-se em estágios preliminares do desenvolvimento de seu sistema de gestão. Embora acredita-se que pelo aumento da competitividade seja positivo o fato de seusgestores estarem procurando meios para melhorar seu modo de gerenciar a organização.

No primeiro capítulo pretende-se conceituar Empresa Familiar, mostrar as principais dificuldades, o desenvolvimento nos últimos anos e a importância de se profissionalizar os membros da família envolvidos na gestão da empresa, a importância do planejamento familiar e planejamento empresarial, além de entender...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • G2 gestão de empresa familiar
  • GESTÃO DE PESSOAS NA EMPRESA FAMILIAR
  • Gestão de empresas familiares
  • Gestão empresas familiares
  • Gestão financeira em empresas familiares
  • GESTÃO DA LIDERANÇA EM EMPRESAS FAMILIARES
  • O VÍNCULO FAMILIAR NA GESTÃO DE EMPRESAS
  • Os desafios da gestão das empresas familiares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!