Gestão de ead

Páginas: 6 (1485 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
RESENHA CRITICA

1. GESTÃO DE EAD: A IMPORTANCIA DA VISÃO SISTEMICA EDA ESTRUTURA DOS CEADS PARA ESCOLHA DE MODELOS ADEQUADOS.

1. Identificação da Obra

Luis Otoni Meireles Ribeiro / Maria Isabel Timm / Milton Antonio Zaro. GESTÃO DE EAD: A IMPORTÂNCIA DA VISÃO SISTÊMICA E DA ESTRUTURAÇÃO DOS CEADs PARA A ESCOLHA DE MODELOS ADEQUADOS. Revista Novas tecnologias na Educação. V. 5 N.01 Julho, 2007. CINTED. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2007.



2. Descrição do conteúdo

O presente artigo procurou discutir relatos de experiências, e reflexões sobre a importância da estruturação de um setor para desenvolver instrumentos de planejamentos e gestão dos cursos a distancia. Apresentaram-se ainda modelos de cursos a distancias para situações diferenciadas, comocursos profissionais e tecnólogos, atendimento interno e externo da IES.

2.1. Análise critica do artigo

A qualificação e experiências dos doutos autores permitem que sejam traçados um formato convencional a cerca da importância dos CEaDS, a forma com a qual tem expandido a modalidade EaD no Brasil e no Mundo, o ilustre prof. Moran, defende uma educação hibrida, onde o ensinopresencial e a distancia se misturem, em projetos educacionais e dinâmicos, por isso a necessidade de um bom planejamento e gestão da IES.

É sabido que o ensino superior através da universidade virtual, como se entende hoje, surgia a partir da decana de 1990;

Até este período, a modalidade da Educação a Distância (EAD) era utilizada principalmente para ofertar cursos livresde iniciação profissionalizante, dentro do conceito de educação aberta e com os recursos do ensino por correspondência; e para ofertar cursos supletivos, focados na complementação de estudos nos níveis de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, utilizando materiais impressos e aulas transmitidas por televisão, em programas de telecurso. Somente a partir de 1994, com a expansão da Internet junto àsInstituições de Ensino Superior (IES), e com a publicação a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB), em dezembro de 1996, que oficializa a EAD como modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino, é que a universidade brasileira dedica-se à pesquisa e oferta de cursos a distância com o uso de novas tecnologias. (TORRES; VIANNEY, p.2, 2003).




A necessidadede uma implementação gestora se faz essencial, visando o aumento de adeptos a esta modalidade, é louvável mencionar a grande preocupação dos autores em busca de explanar a importância do CEAD, para a estrutura organizacional, e sua dificuldade de implementação, visto que a maioria das IES escolhe a modalidade a distancia, preocupam-se com a escolha do ambiente virtual, ferramentas deaprendizagem, sem terem uma ideia completa dos seus desafios.

Destarte que para um bom planejamento a estrutura, a implementação e a estratégia são um dos principais requisitos para que o ensino a distancia tenha sucesso.

Assevera Freeman;

Gerir uma instituição de EAD requer uma diversidade de conhecimentos muito maior do que gerir uma escola, um liceu ou umauniversidade, e, no seu todo, não será possível recrutar pessoal com estes conhecimentos. A instituição terá de desenvolver o seu próprio pessoal, até que ele atinja a diversidade e profundidade de conhecimentos necessários. Realisticamente, isto demora o seu tempo, e não será exagero dizer que uma nova instituição de EAD precisa de 2 a 5 anos até que o núcleo do seu pessoal atinja o pleno da sua capacidadeoperacional.” ( FREEMAN, 2003, p. 11).




Alem da notória dificuldade de implementação dos CEADS, os autores buscaram registrar o grande numero de abandonos de alunos aos cursos ofertados, vale citar a pesquisa realizada em 2008, onde já se notava este desafio. As autoras buscaram identificar por meio de uma avaliação qualitativa, a demanda de evasão sob a ótica dos próprios alunos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão em ead
  • Gestao ead
  • Gestão em ead
  • Gestão de ead:
  • GESTÃO EM EAD
  • Plano de gestão em ead
  • EAD gestão de serviços
  • Atps ead tecnologias de gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!