Gestão de custos

Páginas: 5 (1195 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
1) Elabore uma análise ambiental (cinco forças de Porter) para o setor de açúcar e álcool.

Maximiano (2006) afirma que “o entendimento das forças competitivas de um ramo de negócios é fundamental para o desenvolvimento da estratégia”.
Assim, Serra, Torres e Torres (2004) afirmam que a análise do ambiente externo pode ser realizada por meio do modelo de cinco forças da competitividade,desenvolvido por Michael Porter na década de 70.
O modelo possibilita analisar o grau de atratividade de um setor da economia. Este modelo identifica um conjunto de cinco forças que afetam a competitividade, dentre os quais uma das forças está dentro do próprio setor e os demais são externos.
Ou, como afirma Aaker (2007), “a atratividade de um segmento ou mercado, medida pelo retorno de longo prazosobre o investimento de uma empresa média, depende, em grande parte, dos cinco fatores que influenciam a lucratividade”.
Poder de Barganha dos Fornecedores

Ameaça de Novos Entrantes

Ameaça de Produtos Substitutos

Rivalidade entre Concorrentes

Poder de Barganha dos Clientes

Figura 1 – Representação gráfica do modelo de cinco forças de Michael Porter.
Fonte: Adaptado de Jane Bernardo,2013

Para entender melhor como as forças se comportam, segue uma explicação de cada uma delas, com a respectiva análise ambiental do setor de açúcar e álcool.

Rivalidade entre concorrentes
Serra, Torres e Torres (2004) afirmam que “a rivalidade entre concorrentes pode ser considerada a mais significativa das cinco forças”.
Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dosconcorrentes diretos. Quando diz-se concorrente direto, refere-se a empresas que vendem o mesmo produto, num mesmo mercado que a organização em questão.
O Setor de açúcar e álcool no Brasil, que durante muitos anos privilegiou a produção de açúcar por ser uma commodity internacional, está vivendo a corrida pelos biocombustíveis, atraindo investidores interessados na produção de energia viaetanol, reduzindo a dependência do petróleo.
Neste sentido, Fusões e Aquisições vem ocorrendo no setor Sucroalcooleiro brasileiro nos últimos três anos, triplicando a participação de capital estrangeiro neste seguimento.
Exemplo disto, as operações realizadas entre Louis Dreyfus e SantelisaVale, Tereos e Açúcar Guarani, Petrobras e Tereos Internacional, Shree Renuka Sugars e Equipav, Bunge e UsinaMoema, ETH Bionergia e Brenco, Cosan e Shell, Bertin e Infinity Bio Energy, Petrobras e São Martinho.

Poder de barganha dos clientes
O poder de barganha dos clientes pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço equalidade.
Assim, os compradores têm poderes se:
* As compras do setor são de grande volume;
* Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação;
* As margens de lucro do setor são estreitas;
* A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável.
Estas são então algumas das características a se observar quando analisando o poder debarganha dos compradores.
Teoricamente, os compradores deveriam influenciar o mercado ao forçar os preços para baixo, demandar maior qualidade ou mais serviços e, portanto, deveriam possuir a capacidade de acirrar a concorrência em um determinado mercado.
Mesmo o setor sucroalcooleiro apresentando concorrência entre grandes players, o poder dos compradores é pequeno neste segmento. Os preços sãocomoditizados, tanto na bomba de combustível quando no quilo de açúcar adquirido na gôndola do supermercado.
As alterações nos preços ocorrem mais no nível produtivo, oscilando conforme oferta da matéria-prima cana-de-açúcar.

Poder de barganha dos fornecedores
Já quando abordado o poder de barganha dos fornecedores, será uma ótica semelhante à barganha dos compradores, mas agora voltada ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao de custos
  • Gestão de Custos
  • Gestão de custos
  • Gestao de custos
  • gestão de custos
  • GESTÃO DE CUSTOS
  • Gestão de Custos
  • Gestão de custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!