Gestão de custos

Páginas: 11 (2651 palavras) Publicado: 15 de junho de 2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS – ESAG
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL

DANIELA ESPINDOLA, GABRIEL MORESCO, GUILHERME ZAPELINI

GESTÃO DE CUSTOS
RETALHOS E BUGALHOS

Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade de Custos, ministrada pelo professor Fabiano Raupp, como requisito para validação da mesma.Florianópolis - SC
2010

Lista de tabelas.
Tabela 1- Custos boneca pequena 10
Tabela 2- Custos boneca média 11
Tabela 3- Custos boneca grande 12
Tabela 4- DRE 14



Sumário
1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 5
1.1 CLASSIFICAÇÃO DA EMPRESA 6
2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 7
3 DIAGNÓSTICO DOS GASTOS 8
4 PROPOSTA 9
5 ANÁLISE DO CASO 13
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES 15

1IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Retalhos e Bugalhos Patchwork está localizada no bairro Santa Mônica em Florianópolis, no Centro Comercial Rubik, na Avenida Madre Benvenuta, 1357.
Além de vender artesanato pronto e a matéria-prima para fabricação do mesmo, a loja ainda ministra cursos de técnicas de corte e costura e de confecção de patchwork e outros produtos de forma artesanal.
A empresa iniciou suasatividades em abril de 2009, tendo como proprietárias, atendentes e artesãs as duas sócias, Maribel Gallo Netto e Marisa Gallo, que inicialmente contavam com apenas um lote de loja, mas que com o passar do tempo e o sucesso de suas atividades tiveram que expandi-la para dois lotes, sendo que neste momento estão sentindo a necessidade de uma nova expansão. A grande e crescente procura pelos produtos eserviços prestados pelo estabelecimento, levou as duas sócias, as irmãs Maribel e Marisa, a definirem como um objetivo de curto/médio prazo, a ampliação do espaço físico da loja.
Seus principais fornecedores são a Toke & Crie, Anunziato & Plaza, Telanipo, Santa Clare e EVA & EVA;
O público que frequenta a loja, em sua grande maioria, é o feminino, este o qual visa atividades e produtos ligados àsaulas ministradas, a compra de tecidos e também de acessórios para costura.
O sucesso da loja deve-se, em sua grande parte ao modelo que fora adotado, uma vez que grande parte do faturamento da mesma é proveniente das vendas realizadas às alunas de artesanato, estas que, além de comprarem tecidos e peças já prontas para vender, contribuem com a divulgação dos produtos e serviços da loja paraconhecidas praticantes.

1.1 CLASSIFICAÇÃO DA EMPRESA

Retalhos & Bugalhos Patchwork é uma sociedade por cotas com responsabilidade limitada, atuando no setor de aviamentos, tecidos, artesanatos em costura e patchwork (artesanato com retalhos).
É um Comércio de Varejo e Produtos artesanais enquadrado como Microempresa, optante do SIMPLES.

2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estruturaorganizacional da empresa é muito simples, visto que sua composição é muito pequena. Trabalha com formas de planejamento informal onde as próprias proprietárias gerenciam os gastos.
As Proprietárias, Maribel e Marisa, além de partilhar a sociedade e a administração da loja também são as responsáveis pelo atendimento ao publico.
Há também as aulas ministradas por professoras que prestam este serviçoinformalmente, ou seja, não possuem vínculos empregatícios com a empresa. Recebem um valor de acordo com as horas-aula dadas no mês onde há um contrato que diz que 30% do valor da aula vai para loja e 70% vai para cada professora.

3 DIAGNÓSTICO DOS GASTOS

Pelo fato da empresa ser de pequeno porte e administrada diretamente pelas sócias, não há um planejamento para os investimentos. Porém, issonão quer dizer que eles não ocorram. Há pouco tempo houve um investimento em marketing, as sócias resolveram fazer e colocar uma propaganda em um canal de televisão visando divulgar o espaço para possíveis clientes em potencial.
Sentindo a necessidade de uma melhor forma de controle, a empresa fez a aquisição de um software para controle de gastos que comprou já pronto e que utiliza atualmente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao de custos
  • Gestão de Custos
  • Gestao de custos
  • gestão de custos
  • GESTÃO DE CUSTOS
  • Gestão de Custos
  • Gestão de custos
  • Gestão de custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!