Gestão de custos

Páginas: 5 (1225 palavras) Publicado: 24 de maio de 2011
ETAPA Nº3

Esta atividade deverá ser realizada em grupo para que você entenda os principais conceitos da disciplina de gestão de custos logísticos.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 - Forme seu grupo de trabalho com no mínimo 3 e no máximo 5 alunos e entregue uma relação contendo os nomes e RAs dos componentes do grupo ao tutor presencial.
Passo 2 -Leia atentamente o artigo a seguir. Como sugestão pode-se dividir entre os componentes do grupo a responsabilidade de leitura e elaboração de resumos parciais, que debatidos entre todos podem gerar uma boa compreensão coletiva.

VOLKS DEMOLIRÁ ELEFANTE BRANCO DO ABC
A Volkswagen já demoliu quase 20 prédios da fábrica da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para apagar da história aimagem de um dos maiores elefantes brancos da indústria automobilística brasileira. O complexo industrial, que vai ficar um terço menor, vai também abrigar uma nova linha. Com o novo carro, a Volkswagen vai diminuir de 70% para 35% a sua dependência em uma única linha, o Gol, segundo o presidente da empresa, Herbert Demel.
A empresa está gastando US$ 750 milhões na modernização da sua maior fábricainstalada no Brasil. ‘Os tempos colonialistas terminaram e não há por que ter instalações de tamanhos superlativos’, disse Demel.
A primeira providência de Demel, escalado há três anos para uma tarefa que parecia impossível — modernizar a fábrica de São Bernardo do Campo — foi acabar com um símbolo: os semáforos espalhados pelas ruas que separam as mais de 20 alas do complexo industrial. A medidachocou. Muitos empregados, habituados a caminhar pela fábrica respeitando o sinal verde, ficaram com medo de serem atropelados.
O espaço que a Volkswagen já abriu com demolições em São Bernardo do Campo daria para construir uma nova fábrica. Somente a ala 19 abriu um buraco de 5 mil metros quadrados. Mas a reforma vai longe. Deve levar ainda cerca de três anos. Segundo Demel, a empresa ainda nãoparou para fazer as contas da economia que já conseguiu. Nem mesmo da que pretende alcançar.
Mas tem um problema pela frente: encontrar compradores para os terrenos vazios. Os altos impostos municipais, além de taxas de água e energia, entre outros, desestimulam outras empresas a se instalar ou expandir no ABC. A Volkswagen até gostaria de ter fornecedores ao seu lado, em São Bernardo do Campo —como faz na unidade de São José dos Pinhais (PR). Mas os fabricantes de autopeças estão com medo de seus empregados reivindicarem os mesmos salários da Volkswagen.
Mas isso parece não estar preocupando Demel. ‘É melhor ter espaço sobrando do que instalações industriais sobrando’, afirmou. Segundo ele, somente a área de vendas estava, antes da reforma, espalhada em 10 setores diferentes. Mas opresidente da maior montadora do Brasil tem ainda outro símbolo do elefante branco para eliminar: a padaria.
É incrível. Mas havia pouco tempo a Volkswagen de São Bernardo produzia mais pãezinhos do que automóveis. ‘Hoje fazemos menos pães’, disse Demel. A padaria, que diariamente assava até bolachinhas, também será eliminada no novo conceito industrial alemão no ABC.
Há, porém, um espaço que foieliminado, mas que em breve será ocupado. A área da ala 14, onde o velho Fusca era montado, está vazia. Ali será instalada a linha do novo carro da Volkswagen, que vai chegar no mercado até o final do próximo ano.
Para diminuir a dependência da família Gol — que inclui Parati e Saveiro — a Volkswagen precisa substituir as versões mais caras do modelo pelo novo carro, que leva até agora o nome doprojeto — PQ24. Demel confirmou que o novo carro, que deverá chegar no mercado até o início do próximo ano, ‘está conceitualmente baseado na plataforma do Fabia’.
O Fabia é um modelo produzido pela Skoda, a divisão tcheca do grupo Volkswagen. Foi lançado em dezembro e servirá como base para a próxima geração de carros pequenos da Volkswagen na Europa. No Brasil, vai, pelo menos por enquanto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao de custos
  • Gestão de Custos
  • Gestão de custos
  • Gestao de custos
  • gestão de custos
  • GESTÃO DE CUSTOS
  • Gestão de Custos
  • Gestão de custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!