Gestão de custos logísticos

Páginas: 7 (1629 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Faculdade Anhanguera

GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS

Atividade Prática Supervisionada
Etapa 1 e 2
Gestão de custos logísticos

Professora Kely Micheleto

Jacareí, SP
12 de abril de 2012

CONCEITO DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO

A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ousemi-acabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias, este apenas produz resultados quando é realizada uma operação, nas existências em trânsito, com o objetivo de lhes acrescentar valor (Dias, 2005, p. 189). Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas. Na prática isto só é possível se tiver em conta todos os fatores queinfluenciam os custos de armazenagem, bem como a importância relativa dos mesmos.
O almoxarifado está diretamente ligado à movimentação ou transporte interno de cargas, e não se pode separá-lo.
A influência dos equipamentos e sistemas para a armazenagem na produtividade industrial pode ser observada em todas as suas frentes. Um método adequado para estocar matéria-prima, peças e produtos acabadospermite diminuir os custos de operação, melhorar a qualidade dos produtos e acelerar o ritmo dos trabalhos. Além disso, provoca a diminuição nos acidentes de trabalho, redução no desgaste dos demais equipamentos de movimentação e menor numero de problemas de administração.
A eficiência de um sistema para estocagem de cargas e o capital necessário dependem da escolha adequada do sistema. Não há,para isso, uma formula pré-fabricada: o sistema de almoxarifado deve ser adaptado as condições específicas da armazenagem e da organização. Ao lado de fatores diretos intervêm problemas indiretos que podem modificar radicalmente o sistema e os métodos possíveis.
A movimentação de material, ou transporte/tráfego interno, tem como objetivo a reposição de matérias-primas nas linhas ou células deprodução de uma fábrica, bem como transportar o material em processamento, quando este processamento implica a realização de operações que são desempenhadas em postos de trabalho diferentes, transporte este que é, habitualmente, efetuado por operários semi-qualificado, sob as ordens do movimentador, que é quem lhes transmite o que vai ser transportado, de onde e para onde vai ser transportado. Amovimentação de material tem também como função a emissão de guias de remessa que deverá ser entregue ao fiel de armazém, juntamente com os produtos acabados.
A movimentação de material não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar como também executa essas funções tendo em conta o tempo e espaço disponíveis. As atividades de apoio à produção agrupam e todas as outras atividades não devemser vistas como um número isolado e independente de procedimentos, devendo ser integradas num sistema de atividades de modo a maximizar a produtividade total de uma instalação ou armazém.
Além da movimentação de material ter em conta o tempo, o espaço, e a abordagem de sistemas, deve também ter em conta outro aspecto, o ser humano. Quer seja uma operação simples, que envolva a movimentação depoucos materiais, que seja uma operação complexa que envolva um sistema automatizado, as pessoas fazem sempre parte da movimentação de material. Outro aspecto muito importante a ter em conta na movimentação de material é o balanço econômico. A entrega de componentes e produtos no tempo certo e no sítio certo torna-se importante se os custos forem aceitáveis, de modo a que a empresa tenha lucro. Acombinação de todos estes aspectos traduz-se numa definição mais completa da movimentação de material: A movimentação de material é um sistema ou a combinação de métodos, instalações, trabalho, equipamento para transporte, embalagem e armazenagem para corresponder a objetivos específicos.

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Empresa: Extra Supermercados, introduzido no Brasil pela empresa Pão de Açúcar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de Custos Logisticos
  • Gestão de custo logistico
  • GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS
  • gestao de custos logistico
  • Gestão de custos logisticos
  • gestão de custos logisticos
  • Gestão em custos logísticos
  • Gestão de custos logisticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!