gestão de custos competitividade empresarial

Páginas: 9 (2169 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013










































































SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO 3
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS 10
1INTRODUÇÃO
A crescente competitividade proporcionada pela quebra das barreiras mercantis da "Globalização", em um mercado capitalista cada vez mais exigente, aconcorrência tornou-se uma das principais preocupações das empresas no contexto atual. Concorrência esta, resulta no aumento exponencial dos controles de produção, custos, pessoal, marketing etc. e na diminuição dos lucros. Desta forma uma correta e precisa gestão de custos dentro deste contexto faz-se de suma importância na sobrevivência empresarial. Veremos os sistemas de custeios GECON, ABC e RKW, oque são e quais os benefícios na gestão da empresa.
























2. GESTÃO DE CUSTOS: A COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

O conhecimento dos custos da empresa contribui muito para uma boa gestão, pois sabendo quanto foi pago pelo produto saberei qual o melhor preço a ser colocado no produto para obter melhores resultados, assim se sabe o valor correto do produto eseu lucro verdadeiro. E também até quanto posso baixar o preço para não obter prejuízos e manter a competitividade.

GECON é um modelo Gestão Econômico de definição de custos baseado em gestão por resultados econômicos. Idealizado pelo Professor Armando Castelli no final dos anos setenta percebendo a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações à realidade empresariale também a deficiência dos sistemas de contabilidade e de custos para o apoio do processo decisório. Basicamente a apuração do resultado econômico de cada setor da empresa é comparado com o resultado de outros setores onde a análise de custos x resultados são fundamentais para busca de uma constante eficiência x eficácia nos processos.

ABC o Activity Based Costing ou Custeio Baseado emAtividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista aos produtos e serviços. O ABC parte do princípio, de que não é o produto ou serviço que consome recursos, e sim, os recursos sãoconsumidos pelas atividades e estas, por sua vez, são consumidas pelos produtos ou serviços.
Portanto, o centro de interesse do ABC concentra-se nos gastos indiretos. A característica desse método é a atribuição mais rigorosa desses ao objeto de custo, permitindo um controle mais efetivo dos mesmos e oferecendo melhor suporte às decisões gerenciais.
O grande objetivo do ABC é criar informações paradecisão visando melhorar a competitividade das empresas. Neste contexto, surgem as atividades, que se transformam no fundamento básico do ABC, que segundo Nakagawa (1994) pode ser definida como um processo que combina pessoas, tecnologias, materiais, métodos e seu ambiente, tendo como objetivo a produção de produtos e serviços, descrevendo a maneira como a empresa utiliza seu tempo e recursos paracumprir sua missão, objetivos e metas.

O método RKW - Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit -, “surgiu na Alemanha no começo do século XX e é uma variação do sistema de custeio por absorção integral”. Essa diferenciação por absorção integral se dá pelo fato de que o RKW apropria também as despesas financeiras. O fator homogeneidade é determinante para que se possam apropriar os custosocorridos aos produtos, por isso, quanto menor for a homogeneidade do centro, pior fica a possibilidade de distribuição dos custos. “Com esse rateio, chega-se ao custo de produzir e vender, incluindo administrar e financiar, que fossem os rateios perfeitos, nos daria o gasto completo de todo o processo empresarial e obtenção de receita”. Fica claro que todos os custos estariam alocados no preço do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • competitividade e gestao empresarial
  • Gestão empresarial com ênfase em custos
  • O impacto da gestão da qualidade na competitividade empresarial
  • O ambiente empresarial e a gestão estratégica de custos
  • Aumento da competitividade e redução de custos através da gestão por competências.
  • A RECICLAGEM COMO FERRAMENTA DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL
  • Artigo
  • Gestão da Qualidade Total e suas Influências na Competitividade Empresarial.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!