Gestão de custo logística

Páginas: 7 (1589 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
2.2 – AQUISIÇÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS: EMPREENDIMENTOS E EQUIPAMENTOS[1]

Recursos patrimoniais são instalações[2], utilizadas nas operações do dia-a-dia da empresa, mas que são adquiridas esporadicamente. Prédios, equipamentos e veículos da empresa podem ser classificados como recursos patrimoniais.
Dependendo do porte da empresa, sua complexidade, prazos de fabricação ou construção, osbens patrimoniais são classificados em equipamentos ou então em prédios, terrenos e jazidas. Equipamentos são, por exemplo, máquinas operatrizes, caldeiras, reatores, pontes rolantes, ferramentas especiais, veículos, computadores e móveis. Já dentro da classificação de prédios, terrenos e jazidas, como o próprio nome diz, entram edifícios e instalações prediais em geral, terrenos e jazidas.
Aaquisição de bens, como uma nova instalação industrial, é bem diferente da utilizada para comprar materiais mais simples como um cartucho para impressora. Adquirir bens envolve muito mais que recursos, é extremamente particular, com projetos e tecnologias específicas, e às vezes, uma única vez. Já no caso do cartucho, é comprado, por exemplo, duas vezes por mês, há muito mais rotinas, padrões eexperiência.
A aquisição de bens patrimoniais ou empreendimentos, como eles também são conhecidos – como uma barragem, um novo prédio a ser construído ou uma nova fábrica – é um campo bastante específico na administração. Denominamos esse campo administração de empreendimentos ou administração de projetos.

2.2.1 – CLASSIFICAÇÃO DOS BENS PATRIMONIAIS

A forma organizacional mais freqüentementeutilizada é a matricial quando se define uma força-tarefa para levar adiante o empreendimento. Essa força-tarefa, que deverá ter um líder, contará com recursos humanos das mais variadas áreas da própria organização ou de terceiros subcontratados.

2.2.2 PLANEJAMENTO, CONTROLE E PROCEDIMENTOS

O sistema de planejamento e controle básico é orientado pelo tempo e indica ao gerente (líder) comoe quando uma atividade será executada, e o sistema de custo/mão de obra informa sobre os recursos necessários à realização do empreendimento. A procura de uma forma adequada de administração levou às teorias e práticas das técnicas do caminho crítico, hoje popularizadas como PERT / CPM (Program Evaluation and Review Technique / Critical Path Method)
Exemplos de projetos que podem utilizar PERT /CPM:[3]

➢ Construção de uma planta;
➢ Pesquisa e desenvolvimento de um produto;
➢ Produção de filmes;
➢ Construção de navios;
➢ Condução de campanhas publicitárias, entre outras.

Já estão disponíveis no mercado vários softwares de gestão de projetos ou empreendimentos, com vários níveis de sofisticação e de custo, a exemplo do MS PROJECT da Microsoft.
A aquisiçãode um bem cujo processo de execução possa ser classificado como um empreendimento deve seguir os procedimentos definidos pela empresa em seus manuais de projeto ou empreendimento, na parte referente a suprimentos.
Suprimentos (procurement) têm um significado bem amplo, inclui todas as atividades necessárias para identificar, selecionar, negociar, comprar, acompanhar, transportar, inspecionar,dispor internamente, resgatar (de sinistros) os insumos necessários à fabricação de um bem ou à prestação de um serviço.
A identificação de insumos e fornecedores é feita por meio de prospecção de mercado, consulta a banco de dados, catálogos específicos, páginas amarelas guias de compras, entidades de classe, centros de pesquisas avançadas (descoberta de novas tecnologias), Internet, home pages,visitas a feiras e exposições.
Na seleção de insumos e fornecedores deve-se observar vários aspectos como certidões negativas para a documentação fiscal e trabalhista do proponente, a capacidade financeira do fornecedor para levar adiante o pedido, incluindo capital de giro, liquidez, pendências com credores, rentabilidade, grau de endividamento e giro de estoques. Na seleção também é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logística Internacional Gestão de Custos em Logística Finanças Empresariais
  • Logistica custos
  • Custos e logística
  • Custos na logistica
  • Custos e logistica
  • custo de logistica
  • custos de logistica
  • Gestão de custo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!