GESTÃO DE CONHECIMENTOS

Páginas: 12 (2924 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2013




INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer e refletir sobre a gestão do conhecimento dentro das organizações, focando no compartilhamento dos conhecimentos individuais para a formação do conhecimento organizacional.
Iniciamos o desenvolvimento do trabalho através do conceito de gestão do conhecimento, segundo definição de dois autores. Sabemos que, uma das grandes vantagenscompetitivas no mercado, está na valorização do capital intelectual dentro das organizações. A captação e transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito, além da sua retenção e compartilhamento que agrega valores aos resultados do negócio, retornando aos funcionários como processo de aprendizagem.
Alguns modelos de processos de criação do conhecimento podem ser utilizados dentro dagestão do conhecimento. Para este trabalho, apresentamos o processo SECI (socialização, externalização, combinação e internalização) que é a espiral de criação do conhecimento conforme Nonaka & Takeuchi (1997).
Considera-se que o sucesso da gestão do conhecimento depende mais das pessoas do que da tecnologia empregada, ao mesmo tempo, sabemos que a disponibilidade de novas tecnologias
deinformação tem proporcionado grande impulso a estas iniciativas, já que as mudanças estão ocorrendo cada vez mais rápidas.
Este trabalho aborda estas questões, analisando ainda por meio de entrevista a dois líderes de empresas, características e resultados da aplicação da gestão do conhecimento dentro das organizações e também as barreiras que dificultam a gestão do conhecimento.

1 DEFINA O CONCEITODE GESTÃO DO CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento é definida por Angeloni (2008) como sendo “um conjunto de processos que governa a aquisição, a criação, o compartilhamento, o armazenamento e a utilização de conhecimento no âmbito das organizações”. Para Angeloni, é importante gerenciar os processos para se alcançar os objetivos da organização.
Segundo Murray (1996) a gestão do conhecimentoé “uma estratégia que transforma bens intelectuais da organização - informações registradas e o talento dos seus membros - em maior produtividade, novos valores e aumento de competitividade”. Nesse enfoque, a gestão do conhecimento, tem a função de apoiar e orientar, a partir de um planejamento estratégico que inclui a informação e o conhecimento e a melhor forma de capitalizá-lo.
Nos conceitosacima, percebemos a importância do capital intelectual para as organizações, reconhecendo o valor das pessoas dentro delas. A gestão do conhecimento envolve principalmente a gestão de pessoas, pois são elas que detêm o conhecimento. Este conhecimento pode ser classificado em dois tipos: explícito e tácito. O Conhecimento explícito está documentado e pode ser facilmente comunicado e compartilhado. OConhecimento tácito é um conhecimento pessoal e complexo, vem da experiência, formada dentro de um contexto social e individual.
Um grande desafio para as organizações é transformar este conhecimento tácito em conhecimento explícito.   Podemos citar como exemplos de GC aplicadas nas empresas, o “e-learning”, que é a utilização da tecnologia para desenvolvimento de redes e teias de conhecimento eo desenvolvimento de “benchmaking” interno que gera o compartilhamento de ideias.

      1.1 Criação do conhecimento

  a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Uma das formas das organizações favorecerem a criação de conhecimento novo na empresa é criando ambiente onde as pessoas possam inovar criar e compartilhar o conhecimento, além de contratarem funcionárioscompetentes e habilidosos para exercerem as funções.

  b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

A organização deve proporcionar autonomia para que seus funcionários tenham a liberdade de disseminar seus conhecimentos, promovendo ações motivadoras e investindo em tecnologias, como ferramentas, para criar, armazenar, resgatar e distribuir conhecimentos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!