Gestão de conhecimento

Páginas: 9 (2160 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
FACULDADE ANHANGUERA



ADMINISTRAÇÃO



GESTÃO DO CONHECIMENTO












Brasília-DF
2012
FACULDADE ANHANGUERA





Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Gestão do Conhecimento do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, orientado pelo Professor Rodrigo Rodrigues.

Brasília-DF, 14 de Junho 2012.SUMÀRIO

1-Introdução________________________________________________________3
2-Desenvolvimento___________________________________________________4
3-Considerações finais________________________________________________10
4-Referências bibliográficas____________________________________________11





1-Introdução.

Neste Trabalho vamos falar sobre trabalho em equipe, criação doconhecimento, concorrência global e Importância da Gestão do Conhecimento.
O trabalho em equipe é algo que é construído no dia-a-dia, é preciso empenho, inteligência, trabalho, treinamento entre outras qualidades em comuns.
Uma equipe precisa se conhecer, ser capacitada, precisa conhecer as pontecialidades e fragilidades dos outros, precisa esta unida a todo omomento. Trabalho em equipe é disciplina, treinamento, comunicação, alcançar metas e ter uma missão.
Criação do Conhecimento é criada dentro de uma organização, sob a forma de produtos e sistemas. Para entender como se cria um conhecimento é fundamental basear-se e distinguir dois tipos de conhecimento: tácito e explicito. A junção entre esses dois conhecimentos é chamada conversãodo conhecimento que dá origem a quatros modos: socialização, externalização, combinação e internalização.
É preciso acompanhar a velocidade, flexibilidade, criatividade e ter sempre boas soluções em casos “específicos” quando se trata de concorrência global. É importante entender a importância da gestão do conhecimento, como lidar, adaptar e usar de maneira correta,trabalhando sempre em equipe, com opiniões e sugestões em prol de uma organização.













2- Desenvolvimento

A Gestão do Conhecimento tem a finalidade de realizar a captação do conhecimento que envolve as rotinas e práticas dentro da organização com o objetivo de criar métodos para que este conhecimento seja unido, expandido e transferido de forma a aumentar o capitalintelectual da organização.
Com o crescimento da importância da Gestão do Conhecimento, as empresas passam a se preocupar com o que sabem o que precisam saber e – não menos importante – o que a concorrência sabe. Passa a ser cada vez mais importante identificar o impacto e a consistência do conhecimento no setor específico de sua empresa. Tornasse fundamental criar condições e apoiar odesenvolvimento e a comunicação desse conhecimento. A empresa passa a perceber a importância de transformar seu conhecimento realmente em um ativo a serviço da organização, ao invés de apenas ser propriedade de indivíduos ou grupos internos.
Entretanto, a avaliação dos resultados para verificar os benefícios da Gestão do Conhecimento na empresa será somente possível determinar em seu estágio intermediário,pois os resultados somente aparecem depois que os seus processos geram conhecimento através dos dados coletados e posteriormente transmitidos a toda empresa ou parte dela.
Mas o que vem a ser conhecimento? Conforme Probst (2002), conhecimento é “o conjunto total incluindo cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas. Ele inclui tanto á teoria quanto a prática,as regras do dia-a-dia e as instruções sobre como agir”.
O conhecimento baseia-se em dados e informações, mas ao contrário deles, está sempre ligado a pessoas. Segundo Teixeira (2000), ele pode ser classificado de duas formas:
Conhecimento Explícito: é aquele que está registrado de alguma forma e assim disponível para as demais pessoas;
Conhecimento Tácito: é aquele que as pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!