Gestão de Conflitos

Páginas: 7 (1661 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Gestão de Conflitos
Introdução
O conflito é parte inevitável no relacionamento humano, pois como pessoas, todos têm suas diferenças e traçam objetivos e interesses pessoais distintos. A palavra conflito, no dicionário quer dizer: “Tensão produzida pela presença simultânea de motivos contraditórios”. Além disso, para que exista o conflito deve haver necessariamente interferência deliberada deuma das partes envolvidas. O conflito acontece quando um indivíduo ou grupo tenta realizar seus objetivos interferindo nos objetivos de outros.
O que é?
Porque Ocorre?
"As pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos.As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito. O conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável danatureza humana. Constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração.A palavra conflito está ligada ao desacordo, discórdia, divergência, dissonância, controvérsia ou antagonismo. Para que haja conflito, além da diferença de objetivos e interesses, deve haver necessariamente uma interferência deliberada de uma das partes - seja o indivíduo seja o grupo - tenta alcançar seus próprios objetivosinterligados com outra parte, a qual interfere na sua busca de atingir os objetivos. A interferência pode ser ativa (mediante ação para provocar obstáculos, bloqueios ou impedimentos) ou passiva (mediante omissão). Assim, o conflito é muito mais do que um simples desacordo ou divergência: constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra partede alcançar os seus objetivos, O conflito pode ocorrer no contexto de relacionamento entre duas ou mais partes: pode ocorrer entre pessoas ou entre grupos e organizações. Também pode ocorrer entre mais de duas partes ao mesmo tempo."
in Idalberto Chiavenato, (2005). Gestão de pessoas. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier.

Como nascem os conflitos?
Três condições em geral, são encontradas namaioria das organizações:

- Diferenciação: Conforme crescem, as organizações tornam-se mais complexas, desenvolvendo áreas e grupos específicos. (EX.: Cada um especializa na sua área, o que é normalmente mais eficaz do que todos preocuparem com tudo).

- Recursos limitados: A qualquer tempo, situações excepcionais podem gerar mudanças nas alocações de recursos. (EX.: Para um ter aumento, outroabre mão).

- Interdependência para desempenhar atividades: Um grupo não pode realizar o seu trabalho, a menos que o outro realize o seu.

Tipos
Intrapessoais: conflitos internos de cada pessoa.
Interpessoais: conflitos entre pessoas.
Intergrupais: conflitos entre grupos, em uma mesma organização/projeto.
Interorganizacionais: conflitos entre organizações distintas.

Tipos de CausasDiferença de visão, objetivos incompatíveis, escassez de recursos, interdependência e oportunidade de interferência (auxilie ou prejudique o trabalho dos demais).

Causas de um conflito

Pode ser real, emocional ou mista.

- Conflitos de causa real: Envolve divergência política, normas, prioridades, recursos, relações formais entre as partes. Exige negociações e soluções de problemas e atémesmo intervenção de uma terceira parte neutra.

Forma de administrar o conflito: Intervenção Estrutural - Encontrar objetivos comuns, criar sistemas de recompensa, reagrupar, estimular rotação ou separar grupo.

- Conflitos de causa emocional: Compreende sentimentos negativos entre as partes, como desconfiança, desprezo, ressentimento, medo, etc. Exige a reestruturação das percepções das partese tratamento do sentimento existente, além de intervenção cuidadosa de uma terceira parte habilitada.

Forma de administrar o conflito: Intervenção no Processo - Desativar (estimular atitudes inesperadas de cooperação que tendem a causar impacto positivo, reduzindo o conflito), confrontar (Facilita o face-to-face, ajudando a filtrar emoções e identificar pontos comuns), colaborar, (Criar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Conflitos
  • Gestão de Conflitos
  • gestão de conflitos
  • Gestão de conflitos
  • Gestão de conflitos
  • GESTAO DE CONFLITOS
  • Gestão conflitos
  • Gestão de conflitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!