Gestão de conflitos

Páginas: 9 (2131 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
gestão de conflitos






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O conflito de relacionamentos 5
2.2 Quando o conflito se torna um questão social.......................................................5
2.3 Adinâmica dos temas quentes..............................................................................6
2.4 Os segredos do comportamento produtivo............................................................6
CONCLUÇÃO..............................................................................................................9REFERENCIAS..........................................................................................................10







INTRODUÇÃO

Os conflitos existem desde o surgimento do homem e, ainda, é um fato que ocorre com muita freqüência em nosso cotidiano e, muitas vezes, não são abordados de forma profissional. Assim, para podermos superar os obstáculos profissionais, faz-se necessário o emprego de alguns procedimentos que visem afacilitar a administração de tais conflitos.

A Psicologia Organizacional, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas). As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podeminfluenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização,

O estudo do comportamento organizacional orienta os gestores de forma a observar e estudar as atitudes e as habilidades interpessoais, identificando o potencial de cada colaborador podendo desenvolver suas habilidades. 

O leitor deve ser alertado, no entanto, para ofato de que o presente trabalho não pretende ser um manual para o desenvolvimento de medidas em avaliação da Psicologia Organizacional de uma empresa sobre conflitos de relacinomentos. A Psicologia Organizacional, segundo Spector ( ?), refere-se ao desenvolvimento e a aplicação de princípios científicos no ambiente de trabalho, preocupando-se em compreender o comportamento individual e aumentar obem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho.




DESENVOLVIMENTO

É muito comum haver conflitos entre colegas de trabalho devido às diferenças de personalidade. Geralmente, esses conflitos afetam até mesmo a produtividade de uma equipe, devido ao negativismo que se instala no ambiente de trabalho. Nas empresas não é diferente. Todo ser humano, mesmo que inconscientemente, emalgum momento se vê em conflito consigo mesmo. Se colocarmos esses embates sob uma ótica positiva no dia-a-dia profissional, poderemos afirmar que discussões saudáveis promovem a troca de conhecimentos e contribuem para a homogeneização da equipe e melhoria do clima organizacional. Porém, quando as situações de conflito ocasionam antipatia e afronta recíprocas entre os envolvidos, o ambienteempresarial fica comprometido.

A psicologia organizacional está muito ligada a empresas atualmente, seja ele no bem estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho. Não se restringe a gestão de pessoas, também dá atenção à saúde do trabalhador e da organização. O psicólogo nesse contexto será majoritariamente uma ponte de comunicação entre os interessesde “patrões e empregados”. A saúde e boas condições de trabalho proporcionadas ao colaborador possibilitarão melhor desempenho e maior satisfação do organismo empresarial e da sociedade.

A maior parte dos gestores acredita que, entre as suas atribuições, está a de acabar com os conflitos dentro da equipe. Poucos se dão conta, porém, de que essa tarefa é impossível, uma vez que os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Conflitos
  • Gestão de Conflitos
  • Gestão de Conflitos
  • gestão de conflitos
  • Gestão de conflitos
  • Gestão de conflitos
  • GESTAO DE CONFLITOS
  • Gestão conflitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!