gestão de compras

Páginas: 22 (5280 palavras) Publicado: 26 de março de 2014





INTRODUÇÃO
Atualmente, a gestão de compras é tida em conta como um fator estratégico nos negócios, de empresas focalizando o volume de recursos, sobretudo, financeiros.
A gestão de compras nada mais é que do que a atividade de obter com eficiência os materiais certos, nas quantidades corretas, com entregas na data certa e com os preços mais vantajosos para a empresa.A administração de compras ou gestão de compras  é a atividade responsável pela aquisição de materiais e matérias-primas dentro da empresa de acordo com as políticas específicas a cada organização, incluindo os cálculos relacionados à despesa com estocagem e depreciação, análise dos sistemas de custeio e avaliação das instalações.
Parte essencial no processo desuprimentos, a administração de compras possibilita um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na empresa evitando-se gastos desnecessários com a aquisição de materiais, depreciação e estocagem. Cabe ao administrador de compras  planejar as aquisições de forma a realizá-las no tempo correto, na quantidade certa e verificar se recebeu efetivamente o que foi adquirido, além de trabalhar odesenvolvimento de fornecedores.
Para isso o administrador deverá manter um fluxo contínuo de suprimentos de modo a atender a demanda da produção evitando excedentes, que podem gerar custos, e gerando um mínimo de investimentos a fim de não afetar a operacionalidade da empresa.
Caberá ao profissional ainda administrar os contratos com os fornecedores e realizar as negociações de forma justa e honesta,garantindo sempre as melhores condições para a empresa, principalmente no que se refere às condições de pagamento equilibrando preço, prazo e qualidade.
Desta forma, a empresa terá garantidos o aumento em sua produtividade, pois não haverá o problema de falta de materiais e perda de prazos, além de realizar compras com o menor custo possível impactando diretamente no facturamento final daorganização.
Existem inúmeros softwares e ferramentas operacionais que podem auxiliar o administrador de compras na sua tarefa de manter um cadastro atualizado dos fornecedores e um fluxo confiável de matérias-primas e materiais.
O administrador de compras geralmente possui formação em administração ou logística e acaba se especializando na área através de cursos livres que podem ser feitos até mesmoon-line.












Objetivos
Obter mercadorias e serviços na quantidade e qualidade necessárias.
Obter mercadorias e serviços ao menor custo.
Manter boas relações com fornecedores, garantindo a pronta entrega e o melhor serviço possível.



Ciclo de compras








Fatores decisivos na hora da compra
Quantidade: A quantidade adquirida tem influência direta no custode produção, já que em pequenas quantidades os preços são maiores e vice-versa.
Preço: O valor econômico atribuído à matéria prima é diretamente proporcional ao preço de venda do produto final, ou seja para um produto caro, matéria prima cara e vice versa.
Funcionalidade: O uso a que será destinado o produto final, exige da matéria prima detalhes essenciais, como a cor e o estilo. Como exemploimagine um tênis masculino que seja produzido com materiais rosa.

Relações com fornecedores
De acordo com a estratégia e necessidades da empresa e de seus clientes, três tipos de relações com fornecedores, podem ser desenvolvidas.
Fonte única: Fornecedor que atende exclusivamente à empresa. Devido à localização ou especificações técnicas, esquema de segurança, processo de produção patenteado,etc.
Fonte múltipla: Utilização de vários fornecedores, desencadeando devido à concorrência melhores preços e serviços.
Fonte simples: Compra exclusiva de determinado fornecedor, buscando uma relação de longo prazo.

Diferenças entre empresas públicas e privadas
Diferentemente de uma empresa privada, que possui como finalidade atender os objetivos de seus proprietários, uma empresa pública...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao de compras
  • GESTÃO DE COMPRAS
  • Gestão de compras
  • Gestão de Compras
  • gestão de compras
  • Gestão de compras
  • Gestão de compras
  • Gestão de compras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!