GESTÃO DE CARREIRA: Princípios e desafios na geração Y

Páginas: 8 (1968 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014

PATRICIA MARTINS GOULART











GESTÃO DE CARREIRA: Princípios e desafios na geração Y


Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de MBA em Administração Estratégica da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa.





Rio de Janeiro
2013
1. TÍTULO

Aspectos da Gestão de Carreira: Princípios e Desafios dageração Y.

2. TEMA

Atualmente as iniciativas da administração estratégica estão focadas em melhorar os processos de gestão e consequente obtenção e potencialização de resultados. São vários os fatores que influenciam os caminhos a serem seguidos. Sem dúvida alguma que a gestão de recursos humanos é parte fundamental deste processo e chave da execução.
Portanto, é de muita relevância lançar umolhar sobre o processo de gestão de carreira e suas implicações. A administração de carreira, mas precisamente o foco de gestão em carreira, se torna um tema de amplitude significativa e desafiante.
A gestão de carreira é a resposta mais completa para as necessidades da empresa moderna na gestão de seus recursos humanos. De um lado, temos as pessoas que pensam o seu desenvolvimento pessoal eprofissional e buscam a sua satisfação, e de outro, temos as empresas com seus conceitos e ferramentas focadas em fazer das pessoas o caminho para o lucro.
Neste contexto lançaremos um olhar sobre os princípios e desafios de trabalhar e desenvolver a gestão de carreira com o profissional da geração Y.
O tom desta geração é o crescimento vertical acelerado, feedback constante, informalidade ,amplitude nos relacionamentos e individualidade no dia a dia e na obtenção dos resultados. Tudo isso, vai de encontro ao processo de gestão de carreira.
Desde os primórdios, mais precisamente no pós-guerra da Segunda Guerra Mundial houve a expansão da complexidade das empresas. O surgimento da escola da administração científica lançou uma visão sobre a necessidade de criar não só uma estrutura decargos de trabalho (similar a estrutura fabril), mas como um sistema de diferenciação entre cargos.
Para isso, haveria então o surgimento e amadurecimento do processo de sistema de gestão em toda a cadeia de negócio das organizações.
É neste contexto que a problemática da geração Y se insere, ou seja, como fazer atender as necessidades deste novo público, sem que necessariamente toda aestrutura organizacional e sistema de gestão tenha que ser modificado para suprir as necessidades deste público.

3. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Entendendo o processo de gestão de carreira e sua estrutura, faremos o contraponto das necessidades do público alvo (Geração Y) com as definições, estrutura e objetivos do sistema de gestão de carreira.

4. PROBLEMA

Como atender as expectativas da geraçãoY sem mudar a cultura das organizações, pensando nos pilares da gestão de carreira (Mobilidade ocupacional, Reconhecimento, Feedback)? Como reter estes talentos por mais tempo nas organizações?

5. HIPÓTESE

Marcados pela importância dos valores e não das regras, a geração Y é voltada às expectativas de tempo, cargos, feedback. Este público é determinado a fazer o que quer, dificilmente seadaptam a funções menores do que suas expectativas, e sua exigência de remuneração em alguns casos está aquém da formação ou especialidade exigida. Portanto, o desafio atual das corporações dos diversos seguimentos da economia é construir um plano de carreira e de trabalho voltado ao estímulo à criatividade, uso da tecnologia como ferramenta de trabalho, investimento em ambiente de trabalhodesafiante e descontraído e compartilhamento da carreira entre empresa e o funcionário, equacionando tempo de expectativa do funcionário x oportunidade na empresa.
6. OBJETIVOS

6.1 GERAL

Apresentar o melhor caminho para mediação dos conflitos e problemas entre os processos da gestão de carreira e as necessidades da geração Y.

6.2 ESPECÍFICOS

Categorizar as ancoras de um plano de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geração Y e carreira: o desafio de equacionar trabalho, remuneração e carreira
  • Gestão de pessoas geração y
  • A geração Y e os desafios enfrentados pela gestão de recursos humanos de trabalho atual
  • GERAÇÃO Y, COMO SURGIU E OS DESAFIOS DA LIDERANÇA
  • GERAÇÃO Y, COMO SURGIU E OS DESAFIOS DA LIDERANÇA
  • Os desafios das empresas em reter os talentos da geração y.
  • A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E OS DESAFIOS DA CARREIRA
  • Geração y

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!