Gestão de cadeia de suprimentos

Páginas: 12 (2823 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Cadeia de Suprimentos

Segundo descrição de “Rockford Consulting Group - RCG” (2001) cadeia de suprimentos é o processo da movimentação de bens desde o pedido do cliente através dos estágios de aquisição de matéria prima, produção até a distribuição dos bens para os clientes.

RCG (2001) afirma que a cadeia de suprimentos segue a seguinte ordem:
▪ O primeiro passo é a obtenção do pedidode cliente, onde é verificada a necessidade de aquisição de matéria prima.
▪ Depois vem o processo de produção
▪ Armazenamento e distribuição dos produtos
▪ Entrega para o cliente

A agilidade em cada uma dessas atividades é a chave para o sucesso da cadeia de suprimentos.

Cadeia de suprimento pode ser definida como um grupo de firmas interligadas por vários processos, e assimobter o produto final. Para ter um gerenciamento efetivo, a organização deve considerar a coordenação de todas as diferentes partes da cadeia, o mais ágil possível, sem perder a qualidade ou a satisfação do cliente.

Os benefícios de um bem organizado gerenciamento da cadeia de suprimentos é a redução de estoque, baixo custo de operação e ter o produto que satisfaça o seu cliente na hora exata.Além de a demanda de mercado, serviços ao cliente, transporte e preço competitivo devem ser plenamente entendidos para que a estrutura da cadeia de suprimentos seja efetiva. Isto é, esses são os pontos que uma organização deve levar em consideração para estruturar sua cadeia de suprimentos.

As dificuldades da gestão da cadeia de suprimentos podem ser devidas a alocação descoordenada efragmentada de responsabilidades das diversas atividades da cadeia para diferentes áreas funcionais. É considerada como essência da gestão da cadeia, a visão como integradora e coordenadora das atividades de produção e logística.

Elementos básicos e estruturação

Para estruturar uma cadeia de suprimentos a empresa deve entender os tipos de demanda, nível do serviço requerido pelo consumidor, adistancia que está o cliente, custos e alguns outros pontos que venham a ser relevantes para sua cadeia. Existem seis elementos básicos para uma cadeia de suprimentos:





Produção
Na estratégia de decisão relacionada à produção o foco deve ser no que o cliente esta procurando e na demanda requerida pelo mercado. O primeiro estágio seria levar em consideração o que e quantos produtos devem serfabricados e, se necessário, quais partes ou componentes devem ser produzidas ou terceirizadas. Deve-se ter em mente que a demanda e a satisfação do cliente são os principais elementos do processo, dessa forma o foco deve ser na capacidade de produção e qualidade.

Fornecedor
Outro aspecto a ser considerado é o de determinar onde e como serão produzidos os bens, determinando a fábrica ou asfábricas que são capazes de produzir de forma econômica e eficiente. Deve-se ter em mente que a terceirização pode ser uma saída quando a empresa não possui a expertise na fabricação de determinados componentes. As estratégias de decisão devem determinar as principais habilidades de uma empresa, e também, como escolher os parceiros certos, quando necessário.
Quando da definição um fornecedor (parceiro)deve ser observada a agilidade na entrega, qualidade do produto fornecido e a flexibilidade de produção.

Estoque
A empresa deve conseguir um equilíbrio entre trabalhar com um grande estoque, que tem um alto custo para a organização, ou nenhum estoque, o que pode comprometer a capacidade de atender a demanda do mercado. Esse é um importante ponto no gerenciamento da cadeia de suprimentos.Localização
A decisão de onde implantar a fábrica depende da demanda de mercado e da satisfação dos clientes. As decisões estratégicas devem considerar onde a planta de produção, os centros de distribuição e os estoques estarão localizados. Também se deve considerar os incentivos ficais oferecidos em determinadas localidades.

Transporte
É importante ter em mente que aproximadamente 30% do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SI em Gestao de cadeia de suprimento
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos
  • Cadeia da gestão de suprimentos
  • Gestão de estoques na cadeia de suprimentos
  • Gestão da cadeia de suprimento
  • Gestao Da Cadeia De Suprimento
  • GESTÃO DE CADEIAS DE SUPRIMENTOS
  • Infraestrutura na gestão de cadeia de suprimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!