Gestão de cadeia de suprimentos

Páginas: 6 (1465 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
01-O que é logística?
O termo logística começou a ser utilizado em meados do século XX (aproximadamente em 1950) por empresas de países tecnologicamente avançados. Se trata do processo utilizado para colocar o produto adequado, na hora certa, na quantidade exata, no lugar correto, ao menor custo possível (missão).

02- Como a logística contribui para o sucesso organizacional?
Inicialmentetratada de forma funcional, passou a integrar as diversas funções internas da empresa e, hoje, funciona como elo entre clientes e fornecedores. A logística tornou-se uma disciplina multifuncional e, assim, aumentou sua contribuição para a eficiência e a eficácia da gestão. Ainda mais, é capaz de manter a atenção às necessidades internas da empresa e, ao mesmo tempo, voltar os seus olhos aos desejosdos clientes; com o tempo, ela passou a se preocupar com um número cada vez maior de atividades e deixou de ser vista como operacional para tornar-se estratégica. Assim, deve ser
considerada em decisões importantes e receber a atenção dos mais altos escalões da empresa; permite uma visão global da empresa e da cadeia produtiva como um todo. Desse modo, de forma integradora, propicia que todos osinteresses e pontos relevantes sejam analisados na tomada de decisão. Os processos logísticos eficientes oferecem uma oportunidade de criar vantagens em relação à concorrência, aumentado assim seu apelo comercial.

03- O que é marketing?
É um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos [bens,eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias] e serviços de valor [custo versus satisfação] com outros.


04- Quais os tributos que aumentam o valor de um produto/serviço para o cliente?
O foco hoje deve ser voltado ao consumidor, as empresas devem se organizar neste sentido: o da satisfação do cliente, atendendo as necessidades e desejos, poisconstantemente há a busca para satisfazê-los por meio da troca/transação de produtos/serviços em um processo gerador de lucro.


05- Qual a função do Marketing?
O conceito de marketing fundamenta-se na identificação de necessidades especificas do cliente e, em seguida,busca corresponder a essas necessidades,vinculando os recursos disponíveis para satisfazê-las,de maneira individualizada. A idéiafundamental é a de que o máximo sucesso é alcançado a medida que todas as atividades relacionadas com o trabalho de marketing contribuem para atender as expectativas do cliente

06-Em função do que deve variar a disponibilidade de estoque e o tempo de resposta ao cliente?
A disponibilidade de estoque e o tempo de resposta ao cliente, de uma empresa, devem variar em função das oportunidades de mercado eda situação competitiva do momento.

07- Quais as etapas que envolvem o clico de vida de produtos/serviços? Explique cada uma delas e cite um exemplo para cada uma das etapas.
Introdução
Durante esta primeira fase é necessária grande flexibilidade logística e grande disponibilidade de produto. O planejamento de apoio logístico para novos produtos deverá permitir que a empresa forneça umrápido e consistente ressuprimento. Neste momento inicial deve-se observar as previsões de vendas, que são hipotéticas e preparar para evitar as faltas ou entregas irregulares, as quais poderão afetar negativamente o investimento de marketing. Como a posição do mercado não esta
Assegurada,as remessas serão pequenas e as freqüências irregulares,pois as empresas e seus clientes se protegem contra apossibilidade de ficarem encalhados,com a mercadoria,portanto a logística tem papel fundamental no esforço integrado de marketing e neste momento poderá até gerar maior custo do que beneficio,do ponto de vista operacional.

Crescimento
No estágio de crescimento do ciclo de vida, o produto ou serviço alcança um nível de aceitação maior no mercado e as vendas tornam-se um pouco mais previsíveis. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SI em Gestao de cadeia de suprimento
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos
  • Cadeia da gestão de suprimentos
  • Gestão de estoques na cadeia de suprimentos
  • Gestão da cadeia de suprimento
  • Gestao Da Cadeia De Suprimento
  • GESTÃO DE CADEIAS DE SUPRIMENTOS
  • Infraestrutura na gestão de cadeia de suprimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!