Gestão de ativos na indústria

Páginas: 13 (3024 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Gestão de Ativos na Industria
1. Introdução
A evolução da automação industrial, juntamente com as tecnologias da informação, tais como, redes industriais e seus benefícios, aproximaram um termo muito conhecido na área de contábeis, que é a gestão de ativos.
Um ativo segundo definições, por conceito é todo e qualquer elemento (pessoas, equipamentos, empresas, ações) que podem gerar receita. Deface a este conceito, transportando para a área industrial, podemos conceituar os ativos em qualquer equipamento que esteja conectado ao processo de fabricação, tais como, equipamentos em geral, máquinas, motores e mais detalhadamente em nosso campo de estudo da automação industrial, as válvulas, instrumentos, transmissores, motores, plc, dcs e seus softwares, são ativos.
Uma vez definido ativos,daí a importância de gerenciá-los, pois como dissemos, na área contábil isso já está totalmente amadurecida, a contabilidade gerencial, por exemplo, é uma forma de gerenciar os ativos de uma empresa.
Mas quando falamos em gerenciar os ativos de uma planta industrial, especificamente no campo da automação industrial, a idéia e obter informações de equipamentos que compõem a área de controle emedição, além da automação dos processos.
Como dissemos a convergência das áreas do conhecimento contábil, da tecnologia da informação (TI) e da automação industrial (TA), descortinaram um cenário de desafios, onde podemos elencar os principais abaixo:
• Reduzir custos de manutenção industrial;
• Reduzir paradas não programadas;
• Diagnosticar problemas de forma pró-ativa;
• Disparar ordem deserviços na plataforma integrada de TI;
• Diminuir retomadas de processos e/ou comissionamento;
• Gerir o ativo de planta como um ativo financeiro (verticalizar).
Com estes elementos sendo demandados na indústria, abre-se uma lacuna nas soluções de engenharia de automação, uma vez que não se pode mais se orientar apenas no controle operacional, não se esquecendo da segurança naturalmente, mas otermo gestão de ativos, que pertence à engenharia de manutenção, passa a estar intimamente conectado aos sistemas de automação, que passam a ter a responsabilidade de catalisar as informações para aumento de desempenho de planta.
Quando se pensa de forma holística em gestão de ativos, estamos trazendo para o universo da manutenção a gestão não só dos custos visíveis, aqueles que estão diretamenteligados ao departamento, mas conseguimos mitigar os custos invisíveis, tais como, eficiência operacional, gestão de mudanças, insumos, adequação de normas, gestão da energia, entre outros, que normalmente não são contabilizados de forma específicos e caem como “outros custos” em planilhas orçamentárias.
Uma vez que então a gestão de ativos passa a estar no cenário de grande importância naconvergência da automação e manutenção, este termo passa a fazer parte dos planos de investimentos em plantas com automação já existentes e plantas novas.
A evolução da gestão da manutenção do ponto de vista da informação passou por grandes mudanças, podemos dividi-las em três grandes blocos, o primeiro foi a era da fichas, onde havia a preocupação em catalogar estes ativos de planta, e manteratualizados os principais eventos para analisar o histórico, outro degrau importante foi a implantação da TI como forma de substituir estas fichas manuais, porém a idéia continuava a mesma, houve uma aceleração do processo e a facilidade de contabilizar custos neste departamento, mas não conseguíamos antever problemas, com a evolução das redes industrias os equipamentos se tornaram inteligentes, fornecendoinformações de diagnóstico em tempo real, podendo ser conectados a redes, perfazendo uma gestão juntamente com a TI e contabilidade de custos, essa foi a terceira geração para gestão de ativos que estamos descrevendo.
Considerando que a gestão de ativos de planta está em todos os níveis de fábrica, de acordo com a ISA95, podemos descrever as principais atividades em cada camada.
Na camada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de Ativos
  • Gestão industria
  • Gestão de industrias
  • GESTÃO DO ATIVO IMOBILIZADO
  • Gestão e depreciação de ativos
  • Gestão dos Ativos Intangíveis
  • DISCIPLINA: Gestão dos Ativos Intangíveis
  • Gestão de ativos de ti

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!