Gestão de ativo intangíveis: fatores críticos de sucesso

Páginas: 5 (1169 palavras) Publicado: 27 de abril de 2011
FCS – FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

Os Fatores Críticos de Sucesso são pontos-chaves que podem levar a organização ao sucesso conforme os seus objetivos definidos por um planejamento.
Cada fator deve ser encontrado através de estudos dos processos e assim encontrar os meios necessários que levarão a organização a ter sucesso nos seus objetivos.
Abaixo relacionamos alguns fatores extremamenteimportantes para a organização de sucesso:

1. Pessoas
Este fator está na relação em aprender a expandir as capacidades pessoais na busca de obter bons resultados e criar um ambiente estimulante em que todos participem do alcance das metas estabelecidas.
Neste momento são geradas equipes onde um ajuda o desempenho do outro pensando sempre na equipe, e desta forma a organização consegue fazercom que haja transferência de conhecimento tácito para tácito. Assim toda a equipe terá a capacidade suficiente para exercer as tarefas.
No fator Pessoas a organização terá uma característica de organização que aprende, pois estará continuamente em aprendizado, levando as pessoas a agirem de forma a concentrar esforços e a ver a realidade de forma objetiva.

2. Liderança e Estilo Gerencial
Olíder sempre será a pessoa que se destaca e influencia o grupo, trazendo aos demais colaboradores o caminho a ser traçado. Por tal motivo, seus estilos gerencias são os agentes de mudança, os condutores do processo e os motivadores do grupo.
Entende-se como estilo gerencial o comportamento adotado pelos líderes conforme a maneira em que orienta e conduz os seus subordinados. Abaixo relacionamosalguns estilos gerencias e suas características:
Democrático: deixa que a decisão do grupo prevaleça, fazendo com que todo o grupo participe tanto da decisão quanto do desenvolvimento do processo. Seu viés seria a demora por tomada de decisão por conta de esta transitar por várias pessoas.
Liberal: o líder se transforma como um elemento do grupo subordinado e só intervém se for solicitado, bemparecido com democrático, pois todos acabam participando das decisões.
Autoritário: impositivo e de personalidade muito forte, altamente controlador, com pouca comunicação, apenas dá ordens e quer que todos obedeçam sem opiniões.
Situacional: a liderança situacional busca em tratar os seus subordinados conforme a situação exigir, na busca de melhorias. Esta faz um mix dos demais estilos.

3. Culturae Clima Organizacional
A Cultura Organizacional fica no ambiente de trabalho e é percebida pelos colaboradores. Essa cultura é predominante na organização e influencia o comportamento. Constitui-se não somente das normas escritas, mas também das não escritas que acabam condicionando as atitudes a serem tomadas pelas pessoas. Por esse motivo, qualquer processo de mudança se torna muito difícilexigindo tempo e cuidado.
Quando a cultura prevalece, não se devem mudar as pessoas, mas sim a cultura organizacional que levará as pessoas a mudarem.
"O conceito de cultura organizacional pode ser dividido em duas vertentes, a mecanicista que entende a cultura organizacional sendo composta de uma série de tópicos como, crenças, histórias, mitos, tabus, normas e rituais e a abordagem holográfica,que vê a cultura como um reflexo pela qual a organização é interpretada pelos seus integrantes" (ANGELONI, 2002, p. 38).
O conhecimento tácito se torna muito importante para a cultura organizacional, pois este conhecimento é o gerador dos métodos de processos que ficarão explícitos para a organização e alguns permanecerão de tácitos para tácitos, este último quando um indivíduo transfere seuconhecimento para apenas alguns outros indivíduos na busca de aumentar e transferir atividades.
O Clima Organizacional refere-se ao ambiente interno envolvendo os participantes da organização. Fica relacionado com o grau de motivação dos seus participantes.
As motivações são geradas através de aspectos internos da empresa. O clima organizacional dependerá das condições econômicas da empresa, do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fatores críticos de sucesso e a gestão de riscos
  • FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PREÇOS NO VAREJO:
  • FATORES CRÍTICO PARA O SUCESSO DE UMA SECRETÁRIA
  • Fatores críticos de sucesso
  • Fatores Criticos de Sucesso
  • Fatores críticos de sucesso
  • Fatores críticos do sucesso
  • Fator critico de sucesso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!