Gestão de Alta Performance em Armazéns

Páginas: 24 (5904 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
ATACADO SÃO CARLOS: EM BUSCA DA LOGÍSTICA INTEGRADA1
Durante a convenção anual de representantes comerciais, Pedro Leão, consultor contratado pelo São Carlos, cruzou com Alkimar Ribeiro, diretor de vendas da empresa e, para puxar conversa, perguntou-lhe: como estão indo as vendas? Muito bem, respondeu Alkimar, mas poderiam estar bem melhores se o pessoal da logística conseguisse entregar tudo oque estamos vendendo. Roberto Furtado, diretor de logística, escutou o comentário e imediatamente se lembrou da observação feita por Leão na semana anterior: da forma como as coisas estão organizadas aqui no São Carlos, a logística vai ser sempre culpada pelos problemas da companhia, mas dificilmente será reconhecida pelos seus sucessos.
Em agosto de 1994, a companhia vinha passando por uma fasede crescimento acelerado, impulsionado pelo aumento explosivo da demanda, trazido pelo novo plano econômico, o Real, que impactava especialmente a população de baixa renda, principal segmento de mercado atendido pelo São Carlos. Somente no mês de junho, as vendas haviam crescido mais de 27% em relação o mês anterior, e 87% em relação ao ano anterior, projetando um faturamento de US$ 900 milhõespara 1994. Isso representaria um crescimento de cerca de 50% em relação a 1993, ano em que a empresa havia faturado cerca de US$ 590 milhões.
A este rápido crescimento somavam-se as mudanças que estão sendo implementadas na área comercial. As mudanças estavam relacionadas a uma nova estratégia de segmentação de mercado que impactava substancialmente as atividades logísticas, em especial adistribuição física. Foi com o objetivo de assessorá-lo na identificação dessas mudanças que o diretor de logística do São Carlos havia contratado o serviços da Pinheiro & Leão, Consultores Associados.
Uma história de rápido crescimento e mudanças
O São Carlos surgiu em 1953 quando o Sr. Antero Santos, então com 28 anos de idade, resolveu abrir uma pequena mercearia na cidade goiana de Itumbiara. Erainício do governo Kubitschek, cuja política desenvolvimentista e de interiorização iria causar um grande impacto em toda a região do Centro-Oeste brasileiro. O redirecionamento das atividades comerciais para o ramo atacadista surgiu naturalmente, como conseqüência da filosofia comercial de seu fundador. Adepto do ditado de que a melhor maneira de vender bem é comprar bem, Antero Santos concentrouseus esforços na atividade de compras. Ciente de que poderia obter melhores preços se comprasse grandes quantidades, ele passou a usar esta estratégia. Para não ter que arcar com custos de estoques elevados, ele passou a vender o excedente para outros comerciantes locais. Daí surgiu a idéia de se transformar num atacadista.
A construção de Brasília, iniciada em 1956, e a posterior mudança da capitalpara lá, que implicou na abertura de novas estradas, como por exemplo, a Belém-Brasília, e no surgimento de inúmeras novas comunidades, como, por exemplo, Araguaina e Abadiana, foi um grande incentivo para o crescimento do São Carlos. Os pequenos comerciantes que surgiam nestas comunidades necessitavam do serviço de atacadistas, pois seu isolamento dos grandes centros tornava difícil o contatocom os fabricantes, localizados principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Foi em cima deste novo segmento varejista do interior que o São Carlos concentrou sua atenção.
Durante toda a década de 60 o negócio cresceu e prosperou com base no desenvolvimento do mercado da região Centro-Oeste e do Triângulo Mineiro. Durante este período, o São Carlos operou de forma tradicional.Comprava em grandes lotes, armazenava os produtos no seu depósito em Itumbiara, vendia através de vendedores comissionados e enviava a mercadoria através de empresas transportadoras.
No final da década de 60, em função do crescimento das redes de supermercados, os dirigentes do São Carlos perceberam a ameaça que pesava sobre seu principal segmento de clientes, ou seja, o pequeno varejo de mercearia....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestão equipes alta performance
  • Equipes de alta performance
  • Equipe de alta performance
  • Equipes de Alta Performance
  • Gerenciamento de equipe de alta performance
  • 42 Ferramentas Para a Alta Performance
  • Equipe de Alta Performance
  • Liderança de equipes de alta performance

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!