Gestão da tecnologia e inovação

Páginas: 14 (3380 palavras) Publicado: 13 de março de 2012
Faculdade Pitágoras – Unidade Divinópolis
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

FRANCYNE BOTELHO
GABRIELA FONSECA
LETÍCIA DIAS
LIDIANE MARTINS
MARA RODRIGUES
THAIS NOGUEIRA





GESTÃO DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO;
















DIVINÓPOLIS
2009

FACULDADE PITÁGORAS – UNIDADE DIVINÓPOLIS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

FRANCYNE BOTELHO
GABRIELA FONSECA
LETÍCIA DIAS
LIDIANE MARTINSMARA RODRIGUES
THAIS NOGUEIRA





GESTÃO DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO;








TRABALHO APRESENTADO Á FACULDADE PITÁGORAS- UNIDADE DIVINÓPOLIS, COM O OBJETIVO DE (OBTENÇÃO DE PONTOS), NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 4º PERÍODO, NA DISCIPLINA DE GESTÃO.







ERNANI







DIVINÓPOLIS
2009
1- ESTRATÉGIA DE AQUISIÇÃO DECOMPETÊNCIA TECNOLÓGICA

Captação e retenção de talentos, educação corporativa, avaliação por feedback, trocas de conhecimentos, rotação de pessoas, coaching, mentoring, desenvolvimento de carreiras são formas e estratégias de gestão por competências.

A Gestão por Competências estabelece um novo patamar referente à valorização do Capital Humano, à modernização e competitividade dasorganizações e ao novo e fundamental papel da área de Recursos Humanos na Gestão de Pessoas sendo mais que uma ação estratégica de RH, é uma estratégia organizacional onde a organização desenvolve seus colaboradores e os colaboradores desenvolvem a organização.

Gerir competência é o diferencial competitivo ou (contribuição à estratégia da organização) que resulta em um desempenhosuperior, pois é crítico para a estratégia organizacional, além de ser passível de atuação e desenvolvimento, afinal quando desenvolvemos as competências individuais, desenvolvemos as competências corporativas.

Gerir competências pode ser visualizado como uma tecnologia de gestão, essa visão sustenta que determinados recursos organizacionais são condicionantes do sucesso da organizaçãofrente à concorrência.

Diversas organizações têm recorrido à utilização de modelos de gestão de competências, visando planejar, captar e desenvolver as competências necessárias ao respectivo negócio e esse processo consiste em estabelecer os objetivos e metas a serem alcançados segundo a visão estratégica da organização e, depois, identificar a lacuna entre as competênciasnecessárias a esses objetivos e as competências internas disponíveis na organização.

A gestão de competências faz parte de um sistema de gestão organizacional, trata-se de um processo contínuo que tem como referência a estratégia da organização e direcionam suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, gestão de carreira, avaliação de desempenho e formalização de alianças estratégicas,entre outras, para captação e desenvolvimento das competências necessárias ao atendimento de seus objetivos.

Esse processo, além de promover o envolvimento de acionistas, colaboradores, executivos, clientes e fornecedores, gera consistência interna da estratégia, ou seja, um impacto positivo cumulativo dessas ações sobre o desempenho organizacional.

A gestão dedesempenho vem-se revestindo de caráter estratégico para as organizações, sendo considerada fundamental na gestão estratégica de RH e no processo de atrair, desenvolver e manter o pessoal necessário à obtenção dos objetivos organizacionais.

Essa estratégia apresenta-se como um instrumento gerencial capaz de integrar diferentes níveis organizacionais e promover a melhoria da performance decolaboradores, de equipes de trabalho e da organização como um todo.

Concluindo, é possível inferir que o desafio das organizações está relacionado à utilização de tais instrumentos associados a práticas de aprendizagem coletiva e desenvolvimento de equipes, dentre outras, que ofereçam múltiplas oportunidades de crescimento profissional e estimulem as pessoas não apenas a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de inovação e tecnologia i
  • Gestão da tecnologia e inovação
  • Gestão da tecnologia da inovação
  • Gestao de tecnologia da inovação
  • Gestão da tecnologia e inovação e cultura organizacional
  • gestao de inovacao
  • Petrobras (Plano de Gestão, áreas de atuação e tecnologia e inovação)
  • Inovação e tecnologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!