Gestão da segurança e saúde na trabalho

Páginas: 7 (1703 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
1. Introdução
As boas práticas de gestão da segurança e saúde do trabalho (SST) são bem disseminadas e conhecidas entre as empresas líderes na área. As estratégias tradicionais de gestão da SST analisam as pessoas, a tecnologia e o contexto de trabalho em separado, por meio de enfoques sociológicos, tecnológicos ou organizacionais. De acordo com a engenharia de resiliência (ER), são necessáriosesforços multidisciplinares para integrar atividades de gestão da SST aparentemente desconexas, trazendo à tona aspectos como os seguintes: o comprometimento da alta direção com a segurança e saúde, a aproximação entre o trabalho real e o trabalho prescrito, o monitoramento proativo, o gerenciamento do trade-off entre produção e segurança, a visibilidade dos limites do trabalho seguro e acapacidade de adaptação à variabilidade do ambiente (WREATHALL, 2006).
O desafio para a gestão da SST no contexto da ER é desenvolver estratégias de prevenção adequadas a sistemas complexos, dinâmicos e instáveis. Em particular, são necessárias estratégias adequadas a variações do sistema que não podem ser totalmente antecipadas no momento do seu projeto, uma vez que, na prática, se assume comoimpossível considerar todas as variabilidades que podem acontecer.
Uma vez que todos os sistemas de controle tendem a se deteriorar com o tempo ou se tornar obsoletos em conseqüência das mudanças, a contínua medição de desempenho é essencial para a gestão da SST, seja ou não sob o paradigma da ER. Tal medição pode ocorrer em diversos níveis, tais como postos de trabalho individuais, processos gerenciaisindividuais ou no nível do sistema de gestão de SST (SGSST) como um todo.
Existe ainda a abordagem de auditoria por desempenho, baseada na análise dos resultados de indicadores, normalmente reativos (CAMBON et al., 2006).
Já outros modelos de auditoria, tais como o Sistema DuPont de Gestão de Segurança de Processo (DUPONT, 2006), têm enfoque na segurança baseada no comportamento, o qual tem sidocriticado por não enfatizar a capacidade de adaptação dos trabalhadores e por não ter impacto sobre os incidentes que ocorrem sem nenhum comportamento seguro ou inseguro dos trabalhadores da linha de frente (HOPKINS, 2006).
Considerando esse contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um método deavaliação de SGSST (MASST) com enfoque na ER e que contemple as três principaisabordagens de auditorias de SGSST. A definição dos elementos de avaliação a serem contemplados pelo MASST foi embasada por uma revisão bibliográfica em três grandes áreas (SGSST, ER e auditorias de SGSST), bem como em um estudo exploratório de avaliação de um SGSST conduzido em uma fábrica de máquinas agrícolas. Os resultados do estudo de caso podem ser encontrados no trabalho de Costella (2008).2. Engenharia de resiliência

As aplicações da ER são particularmente adequadas para sistemas de alto risco e com características de complexidade, tais como (CHRISTOFFERSEN e WOODS, 1999):

(a) o elevado grau de interconexão entre os componentes do sistema, o que tem como consequência a maior dificuldade do operador em prever os efeitos das suas ações e a propagação extremamente rápida doserros;

(b) a incerteza e a variabilidade no processo de tomada de decisão. Cabe salientar que os princípios da ER podem ser utilizados em qualquer nível de agregação do sistema cognitivo, desde o enfoque de um único trabalhador no seu posto de trabalho até o enfoque da organização como um todo. Assim, com base em vários estudos (RASMUSSEN, 1997; HOLLNAGEL e WOODS, 2005; HALE e HEIJER, 2006;WREATHALL, 2006) foram identificados quatro princípios, os quais têm interfaces entre si e não possuem limites rigidamente definidos:

(a) comprometimento da alta direção: implica em demonstrar uma devoção a SST acima ou do mesmo modo que a outros objetivos da empresa;

(b) aprendizagem: a ER enfatiza a aprendizagem a partir da análise do trabalho normal, em complemento à aprendizagem a partir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
  • Gestão da segurança e saúde do trabalho
  • Gestão de segurança e saúde no trabalho
  • Gestao em saude e segurança no trabalho
  • Gestão de segurança e saúde no trabalho
  • Gestao da segurança e saude do trabalho
  • Gestão de segurança e saúde no trabalho
  • Gestão da segurança e saúde do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!