Gestão da segurança e saúde do trabalho

Páginas: 47 (11625 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2012
INTRODUÇÃO

As organizações devem dar a mesma importância à obtenção de altos padrões de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (SST) que dão a outros aspectos chave de suas atividades de negócio. Comumente, quando se fala em segurança no trabalho, a primeira imagem que vem à mente é a de funcionários utilizando Equipamentos de Segurança Individual (EPI’s), ou então, a de acidentes detrabalho, afastamento temporário ou permanente etc. Para algumas empresas dotar seu processo produtivo de segurança, ainda faz parte da lista de obrigações.
A implantação de um Sistema de Gestão da área de Saúde e Segurança do trabalho deve possuir políticas e princípios estruturados de forma a agir preventivamente, identificando, controlando e medindo as condições de trabalho, os riscos de acidentese de doenças ocupacionais relativas às atividades desenvolvidas na organização.
As organizações, quando se posicionam a favor da implantação de um Sistema de gestão para proteção da integridade do trabalhador, também estão demonstrando interesse em ser bem avaliadas pelos terceiros e ter confiabilidade de seus processos aumentados ou comprovados.
Neste contexto o sistema de gestão tem comoobjetivo demonstrar o impacto positivo Resultante da introdução dos sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho (SST), a nível da organização, apresentar ao empregado a importância da utilização dos Equipamentos de Segurança Individual (EPI’s) e deve lhe garantir significativas melhorias nas condições e ambiente de trabalho, compromisso com a continuidade e sustentabilidade do sistema, reduçãode custos com indenizações, seguros, prejuízos de acidentes de trabalho, faltas de funcionários e benefícios econômicos demonstrativos ao acionista.








1 – SEGURANÇA DO TRABALHO

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade detrabalho do trabalhador
A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia dePesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.
O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeirodo Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e apromoção da saúde do trabalhador.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais, outras leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
A Associação Brasileira deNormas Técnicas - ABNT apresenta a seguinte definição para Acidente de trabalho, é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
(NBR 14280/01, Cadastro de Acidentes do Trabalho - Procedimento e Classificação.)

Equiparam-se aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão da segurança e saúde na trabalho
  • GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
  • Gestão da segurança e saúde do trabalho
  • Gestão de segurança e saúde no trabalho
  • Gestao em saude e segurança no trabalho
  • Gestão de segurança e saúde no trabalho
  • Gestao da segurança e saude do trabalho
  • Gestão de segurança e saúde no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!