Gestão da qualidade

Páginas: 8 (1907 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
DIAGRAMA DE AFINIDADES:
Conceito: O diagrama de afinidade é usado para organizar em grupos um grande número de idéias, opiniões, ou preocupações relativas a determinado tópico, esta ferramenta é utilizada normalmente na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se conhecer o problema por meio da organização das idéias. É originado pelo Brainstorming e torna-se um complemento doIshikawa, porém com aplicações mais amplas (por exemplo, o que pode ser importante na qualidade de um aparelho celular? Cada envolvido dirá o que considera importante, posteriormente estes itens serão separados por categorias e esta separação ocorre pela afinidade dos itens levantados). Foi criado em 1960 pelo japonês Jiro Kawakita, antropólogo.
Importância do Diagrama de Afinidade
Quando você sedepara com muitos fatos ou idéias em aparente caos..
Quando questões parecem grandes e complexas para compreensão.
Quando o consenso do grupo é necessário
Depois de um exercício de reflexão
Ao analisar os dados verbais, tais como resultados da pesquisa.
Fornecer suporte para inovação de conceitos tradicionais
Organizar as idéias resultantes de algum processo de avaliação, como na auditoria daqualidade;
Planejar a coleta de dados para futura Estratificação




DIAGRAMA DAS RELAÇÕES
Conceito: Esta ferramenta procura visualizar todo o conjunto de relações causa-efeito, objetivos e meios complexos por meio de setas com a finalidade de solucionar um problema (tema – expresso em uma frase). O diagrama de Relações é muito eficaz para casos que envolvem inter-relacionamentos complexos.É também uma ferramenta que exige criatividade, capacidade de análise e reflexão para a definição das conexões lógicas que estão apenas implícitas no processo. Permite isolar os poucos elementos vitais para a situação em análise, identificar as distintas relações e fazer com que todo o pessoal envolvido entenda rapidamente o que é preciso ser feito.
A idéia básica desta ferramenta segue asetapas:
Determinar o problema: expressar o problema de forma clara.
Coletar os dados verbais: procurar causas possíveis do problema, através de brainstorming, análise, utilização de ferramentas como análise de Pareto e diagrama de lshikawa.
As importâncias de utilizar o Diagrama de Relações são: O problema pode conter vários pontos principais; Valoriza comentários adversos; Inter-relação entrevários setores da empresa, tornando mais rápidas as soluções.
Essa ferramenta, embora seja muito utilizada, tem algumas desvantagens como:
A elaboração do diagrama, embora muito útil, é bastante difícil;
A cada mudança, é necessário redesenhar o diagrama;
Se utilizar fatores de forma muito vaga ou simplificada, as setas podem apontar para direções falsas.
As formas adquiridas pelos diagramas podemser de três tipos:
Convergente para o Centro,
Direcionais Intensivas e
Indicações Referenciais.
Desses, os de relações convergentes para o centro e direcionais intensivas são mais utilizados em problemas de objetivos únicos, enquanto que os de indicações referenciais e formato-aplicação, em problemas de objetivos múltiplos.





diagrama de relações convergente para o centro.DIAGRAMA EM ÁRVORES
Conceito: O Diagrama em Árvore é uma ferramenta da qualidade extremamente versátil, pois pode ser utilizada tanto no desdobramento das causas que geram efeitos ou sintomas que se desejam combater, como também no desdobramento dos recursos e das ações para empreender um plano de ação de melhoria. A importância desta ferramenta é que ela permite a visualização de todas astarefas e meios para alcançar o objetivo, além de obrigar as pessoas a pensarem em termos de meios e objetivos. Sua aplicação dar-se quando se deseja “radiografar” a forma de solucionar um determinado problema, exibindo a contribuição que se espera de cada um e os meios e recursos necessários para a concretização dos objetivos para os diferentes níveis do diagrama.
Sua forma é de uma estrutura com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUALIDADE E GESTÃO DE QUALIDADE
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestão de qualidade
  • Gestão de qualidade
  • Gestão qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!