Gestão da qualidade

Páginas: 10 (2464 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
GESTÃO DA QUALIDADE








ENSUL

Empreendimentos Norte Sul, S.A.
























Setúbal, Novembro de 2000






ÍNDICE









1. ENQUADRAMENTO TEÓRICO 3
1.1. A Evolução do Conceito de Qualidade 3
1.2. A Importância da Qualidade 4
1.3. O Interesse das Normas 5
1.4. A Qualidade e Competitividade 6
2. APRESENTAÇÃODA EMPRESA 8
2.1. Identificação 8
2.2. Localização das Instalações 8
2.3. Evolução da Empresa 8
2.4. Descrição da Actividade 10
2.5. Clientes 11
2.6. Fornecedores 11
2.7. Data e Tipo de Certificação 12
BIBLIOGRAFIA 13

ENQUADRAMENTO TEÓRICO


1.1. A Evolução do Conceito de Qualidade

A qualidade é um conceito subjectivo e como tal teve evoluçõesconsoante as evoluções e alterações do meio ambiente.
Inicialmente a qualidade era definida e controlada pela pessoa que fabricava o produto. Por exemplo, um artesão para produzir uma cadeira, idealizava-a e produzia-a segundo o seu conceito.
À medida que as necessidades de consumo originaram o aparecimento de oficinas com uma maior capacidade produtiva, surgiram os cargos de mestre einspectores cuja tarefa era a verificação dos produtos.
Após a revolução industrial, nas empresas de grande dimensão passou a haver a necessidade de segmentar o processo produtivo por sector / actividade (Corte, Montagem, Pintura). Deste modo, existia um encarregado por cada um dos sectores, que era responsável quer pelos inspectores quer pelos operários nele existentes.
Com o aparecimento doTaylorismo e da racionalização do trabalho (trabalho em série), ficou exposta a subvalorização da qualidade em detrimento da produtividade. Estando os inspectores condicionados a reportar apenas ao chefe da Produção, em alturas de grandes necessidades de produção (1ª Grande Guerra), as falhas na qualidade apontadas por estes eram momentaneamente desprezadas em prol dos objectivos das quantidadesproduzidas.
Esta forma de organização foi significativamente alterada durante a 1ª Grande Guerra, sendo criada a figura de chefe de inspecção totalmente independente do chefe da produção, e a reportar directamente ao director.
Com a chegada da 2ª Grande Guerra, a exigência de produtos militares com qualidade requerida pelos países envolvidos no conflito, abriram precedentes a um maior controlo dosmesmos.
Com o términos do conflito, assiste-se a uma reorganização das empresas (da produção militar passou-se à produção civil em grande escala). É nesta altura introduzido o conceito de engenharia de controlo de qualidade. Este conceito tinha como principal objectivo, determinar com diversos instrumentos matemáticos e estatísticos, os diversos níveis de produção/defeitos existentes no processoprodutivo de forma a permitir o seu controlo.
No período pós-guerra existe uma necessidade de reconstrução, subjacente a grandes necessidades de consumo do mercado. Este acréscimo da procura levou consequentemente a um acréscimo da produção, dando-se primazia unicamente ao factor produção, relevando assim o factor qualidade para papel secundário.
No período entre 1960 e 1975, os níveis decrescimento da procura diminuíram sistematicamente dando lugar a uma maior diversificação da oferta, e consequente aumento da concorrência.
Inicia-se assim um novo ciclo no qual o conceito de qualidade começa a ganhar alguma importância.
A partir de 1975, assiste-se a uma estagnação no crescimento dos mercados e a um estrondoso crescimento da concorrência. Assim, a conceito de qualidade assume umapreponderância como factor competitivo e de estratégia empresarial (factor critico de sucesso).
Nos dias de hoje, a qualidade começa a ser encarada a um nível global – Qualidade Total. A este nível a Qualidade Total é encarada por uma mobilização de todos os intervenientes no cumprimento do objectivo global da qualidade.



1.2. A Importância da Qualidade

No sector de actuação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUALIDADE E GESTÃO DE QUALIDADE
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestão de qualidade
  • Gestão de qualidade
  • Gestão qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!