Gestão da qualidade

Páginas: 28 (6768 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE QUALIDADE: UM SURVEY EM EMPRESAS DE GRANDE PORTE NO BRASIL

RESUMO:

O objetivo deste trabalho é identificar os principais aspectos da implementação dos programas de qualidade em empresas brasileiras, a partir dos modelos mais difundidos e implementados como a certificação de sistemas de qualidade nas normas ISO 9000, o Seis Sigma e o Total Quality Management(TQM), fazendo uma análise comparativa e crítica de sua adoção pelas organizações e estudando as relações existentes entre eles, a complementaridade e as redundâncias. O tema é extremamente relevante no cenário atual, em que as companhias investem quantias significativas em diversos programas de melhoria da qualidade e possuem enormes dificuldades para avaliar o impacto estratégico, bem como orespectivo valor agregado. O universo para a coleta de dados foi extraído da relação "Ranking Valor 1.000", que contém as 1.000 maiores empresas brasileiras, publicadas no anuário do jornal "Valor Econômico", ano-base de 2004, partindo-se do pressuposto de que, nestas empresas, estarão os embriões dos modelos emergentes de gestão da qualidade. A análise concluiu que as empresas que implantaram oprograma Seis Sigma são as de maior tradição em qualidade, ou seja, adotaram outros programas anteriormente; as organizações que mais investiram em qualidade, pela adoção de programas, obtiveram sucesso nos indicadores de desempenho; e as principais causas do insucesso dos programas de qualidade ISO 9000, Seis Sigma e TQM nas organizações analisadas foram a escassez de recursos financeiros para acorreta implantação e o frágil apoio da direção da empresa.
INTRODUÇÃO:
As transformações nas áreas da qualidade e da produtividade, ao final do século XX e início do século XXI, foram extremamente relevantes. Os motivos que acarretaram tais alterações foram: a intensa competição entre as organizações, dentro de seus países e fora deles; a diminuição das barreiras comerciais, com a criação de grandesblocos econômicos; e a diminuição do crescimento econômico mundial, em face da consolidação da qualidade de produtos e serviços como sendo fundamental para a sobrevivência das empresas. Os consumidores passaram a exigir maior qualidade nos produtos e serviços a um preço menor, isto é, a opinião dos clientes passou a ser um fator primordial. Assim, as estratégias da qualidade utilizadas até entãonecessitam de atualização, para poderem ser aplicadas nas companhias que pretendem competir na economia mundial.
A adoção de normas como a ISO 9000, a ISO 14000 e a QS 9000, de premiações como o Malcolm Baldrige e o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), de programas como o Seis Sigma e o Total Quality Management (TQM), constituem uma alternativa para as empresas poderem concorrer nos moldes domercado atual (Shankar, 2003). Hendricks e Singhall (1997) argumentam ainda, baseados em estudos empíricos, que a efetiva adoção dos programas de qualidade pode trazer impacto positivo no crescimento das vendas e na redução dos custos. Em estudo posterior, os mesmos autores compararam o desempenho das empresas que efetivamente adotavam programas de qualidade, utilizando como parâmetro de análise ocomportamento das ações dessas empresas, constatando também desempenho superior (Hendricks e Singhall, 2001).
Levantamentos empíricos no contexto brasileiro ainda são escassos. Neste artigo, é apresentado um levantamento do tipo survey em empresas de grande porte no Brasil, buscando extrair evidências empíricas de que os investimentos em qualidade trouxeram retornos, além de identificar asprincipais tendências em curso nos programas de qualidade e os principais gargalos no processo de implementação destes programas.
OS PROGRAMAS DE QUALIDADE:
Os modelos de gestão da qualidade evoluíram e se difundiram ao longo do último século. A área se consolidou nos Estados Unidos, em meados da década de 1940, com o surgimento da primeira associação de profissionais da área de qualidade - a Society...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUALIDADE E GESTÃO DE QUALIDADE
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestão de qualidade
  • Gestão de qualidade
  • Gestão qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!