Gestão da Qualidade e Produtividade nas Organizações

Páginas: 9 (2212 palavras) Publicado: 18 de julho de 2013
Aluno:
Curso: MBA em Marketing





TRABALHO INDIVIDUAL
Gestão da Qualidade e Produtividade nas Organizações
Professor:









Maringá, 24 de Abril de 2013.


1.Faça uma pequena descrição da sua interpretação de cada um dos 7 princípios da qualidade discutidos no módulo A.

KAIZEN:
Kaizen é um conceito japonês que significa melhoria contínua no dia-a-dia, ou seja, ésempre possível melhorar, todos os dias há algo para se aprimorar e evoluir dentro de uma empresa. Para essa melhoria, deve haver um esforço conjunto dos membros da organização, o trabalho em equipe é essencial e cada um deve buscar desenvolver suas atividades de forma que haja sempre o desenvolvimento nos processos e mudanças inovadoras que alavanquem os resultados.
FOCO DO CLIENTE:
Para seter um cliente satisfeito, antes de tudo, é necessário entendê-lo. Nem sempre a nossa percepção é a mesma do cliente, então é necessário saber o que ele busca, do que gosta, no que confia e assim poderemos alinhar os valores da organização com os valores desse consumidor. A qualidade deve ser percebida mas há de se ter cuidado, pois há diferentes tipos de clientes como no óbvio exemplo, homens emulheres. Essa percepção é realizada de formas muito diferentes por cada um, então é preciso focar no que esse tipo de consumidor deseja, entendê-lo a fim de preencher suas necessidades.
FATOS E DADOS:
O controle dos processos dentro de uma organização é muito melhor compreendido e eficiente com o levantamento de fatos e dados. Se há um problema ocorrendo, o caminho para se tomar as decisõesinerentes é saber quais os indicadores vitais do processo e assim detectar onde, quando e como está acontecendo para que se chegue a solução. A utilização de gráficos é essencial para se chegar as informações inerentes.
AVALIAÇÃO PERMANENTE:
A auto avaliação é outro ponto importante para manter a empresa em constante evolução. Um bom caminho para entender esse princípio é o termo da aviaçãoconhecido como “consciência situacional”, que simplificadamente significa estar ciente do que ocorre ao seu redor, se atendo a 4 indicadores: localização, destino, distância e tempo. E numa organização não é diferente, pois é preciso se situar diante dos objetivos a serem atingidos. Medir resultados, acompanhar cada setor, saber sua posição em relação ao mercado, qual a meta final, quanto tempo tempara atingi-la e assim definir os planos de ação para que tudo aconteça da forma esperada.
GESTÃO POR PROCESSOS:
É conhecer os processos de sua empresa para planejar uma atividade de gerenciamento, o trabalho necessita ser feito em etapas de forma organizada. Uma ferramenta eficiente para definir um processo e entende-lo é o conceito do SIPOC, alinhando os pontos a serem seguidos até o resultadofinal: Fornecedores, Entradas, Processo, Saídas e Clientes. E também a teoria da Causa e Efeito, onde são detectadas as causas por meio de itens de verificação para se chegar no efeito que tudo isso está causando.
EDUCAÇÃO E TREINAMENTO CONTÍNUO:
Estudar sempre! É essencial se manter informado, conhecer novas técnicas e tendências, fazer cursos e treinamentos e incentivar os funcionários afazerem o mesmo. O mundo está em constante evolução, se você não acompanhar, o seu concorrente irá fazê-lo e vai te deixar pra trás.
ERRO = OPORTUNIDADE:
Errar é normal, mas claro que não em constância. Todos erros tem causas, é preciso identifica-las e utiliza-las como uma boa oportunidade de desenvolvimento. As reclamações sempre existirão, mas são uma forma eficiente para identificar osproblemas e fazer com que não mais aconteçam, visando sempre a melhora e busca da satisfação tanto do cliente como da própria empresa.
























2. Faça uma lista de seus “clientes” pessoais (profissionalmente). Que ações você poderá desenvolver para entender e descobrir as suas necessidades e ter um relacionamento de qualidade com eles?

Trabalho na gerência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
  • Gestao de qualidade e produtividade
  • Gestão da Qualidade e Produtividade
  • GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
  • Exercícios de gestão de qualidade e produtividade
  • PILARES DA GESTÃO DA QUALIDADE E DA PRODUTIVIDADE
  • gestão da qualidade e produtividade
  • Gestão qualidade e produtividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!