Gestão da qualidade e politica de humanização: estudo de caso em uma clínica privada no bairro da garibaldi, em salvador/ba

Páginas: 38 (9278 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
1 INTRODUÇÃO


1.1 TEMA / OBJETO DE ESTUDO


O grande desafio para o administrador que atua na área da saúde, não está presente no desafio de harmonizar o processo do trabalho, mas em tornar os processos presentes em organizações de saúde de modo a serem efetivos, entretanto sem perderem a essência e a ligação ao cenário de dor e prazer encontrados nos ambientes dosestabelecimentos assistenciais de saúde. A necessidade da valorização e estimulação do lado “humano” na saúde. Os profissionais de saúde têm como principal objetivo a vida e o sofrimento humano, devendo colocar este aspecto como item de qualidade na prestação de serviços.
O termo "humanização" vem sendo utilizado com frequência no âmbito da saúde. Embora constitua o alicerce de um amplo conjunto deiniciativas, o conceito de "humanização da assistência" ainda carece de uma definição mais clara, conformando-se mais como uma diretriz de trabalho, um movimento de parcela dos profissionais e administradores, do que um aporte teórico-prático. De acordo com o Programa Nacional de Humanização e Assistência Hospitalar – PNHAH, compreende “a melhoria do contato humano entre profissional de saúde eusuário, dos profissionais entre si, e do hospital com a comunidade”, (PNHAH, 2000, p. 2)
Para o Instituto Fernandes Figueiras, a "humanização" é vista como uma forma de assistência que valorize a qualidade do cuidado do ponto de vista técnico, associada ao reconhecimento dos direitos do paciente, de sua subjetividade e referências culturais. Implica ainda a valorização do profissional e dodiálogo intra e inter-equipes.
Podemos definir algumas iniciativas da voz a demandas antigas na saúde como:
a) Democratização das relações que envolvem o atendimento (Carapinheiro, 1993; Svenson, 1996);
b) Maior diálogo e melhoria da comunicação entre profissional de saúde e paciente (Adam e Herzlich, 1994; Caprara e Franco, 1999);
c) O reconhecimento dasexpectativas dos próprios profissionais e as dos pacientes, como sujeitos do processo terapêutico (Laplantine, 1991; Helman, 1994; Pitta, 1994; Silva, 1994).
Segundo Mezzono (2003) ainda não são consensuais os contornos teóricos e mesmo operacionais do que se convencionou designar como humanização, sua abrangência e aplicabilidade não estão inteiramente demarcadas. Considerando aorganização e estrutura física das instituições de saúde da rede privada, a formação biomédica, as relações de trabalho e sua lógica de produção, haveria espaço para mudanças estruturais e para a implementação de novos conceitos e práticas, voltados para a humanização da assistência?
A elaboração do tema deste trabalho monográfico baseia-se no princípio de que o papel do administrador abrange ocuidado humanizado e qualificado nos estabelecimentos de saúde buscando a promoção da perfeita interação das exigências relativas às condições físico-estrutural, higiênicas e técnicas no ambiente de saúde. Além de reconhecer as necessidades de criação de programas de educação continuada que visem promover, através de uma base filosófica e motivacional, uma perfeita inter-relação profissional,profissional-paciente e profissional-usuário do sistema de saúde. Sendo assim, este estudo monográfico foi norteado com o seguinte problema:
De que forma o administrador deverá estruturar suas ações visando a promoção da humanização nos estabelecimentos assistenciais de saúde colaborando pelo aprimoramento das relações entre profissional de saúde e paciente, dos profissionais entre si, e dasinstituições de saúde com a comunidade?


1.2 OBJETIVOS


1.2.1 Objetivo Geral


Verificar como vem sendo promovida a estruturação do processo de humanização inserido na gestão da qualidade dos serviços de saúde.


1.2.2 Objetivos Específicos

• Evidenciar de que forma vem sendo desenvolvida a gestão da qualidade dos serviços de saúde.
• Elaborar orientações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE CONTABILIDADE EM SALVADOR/BA
  • Cartografia Digital e o Cadastro Territorial Imobiliário: Estudo de Caso do Bairro Santo...
  • Estudo de caso
  • avaliação do bairro Patamares em Salvador/BA
  • Estudo de caso: gestao da qualidade em serviços médicos hospitalares
  • Implantação e gestão da qualidade principais ferramentas e estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO: GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇO MÉDICO-HOSPITALARES
  • Estudo de casos em Universidades Privadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!