Gestão da qualidade e iso

Páginas: 17 (4223 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
GESTÃO DA QUALIDADE.

1. INTRODUÇÃO.

As empresas cada vez mais necessitam certificar através de política e ações. Fazer qualidade é procurar a satisfação dos clientes em primeiro lugar.
A qualidade como significado amplo é buscada por todos os indivíduos, o mesmo ao adquirir um bem ou serviço, acredita que está comprando algo com qualidade, que atenda todas as suasnecessidades. Na área organizacional busca-se a satisfação dos clientes e isso só acontece quando se produz qualidade. Empresas que buscam a excelência no seu ramo de atuação constantemente utilizam técnicas de qualidade, aperfeiçoando os seus processos, reduzindo os desperdícios e buscando a melhoria contínua, tendo como resultado um produto eficiente e sustentável.
Por que ter a Gestão daQualidade?
Qualidade e satisfação do cliente são questões importantes que recebem cada vez mais atenção em todo o mundo. O estabelecimento de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) fornece uma resposta a esta conscientização, buscando encorajar organizações e empresas a administrarem os aspectos da qualidade de suas atividades de serviço de modo mais eficaz.
A aplicação das normas sérieISO 9000, na construção de sistemas da qualidade é uma realidade no mundo e no Brasil. É uma conseqüência de efeito da globalização dos mercados. A implementação de sistemas da qualidade documentados, conforme a NBR ISO 9001, não é mais considerado vantagem competitiva, mas condição mínima para que os clientes e fornecedores possam manter relações baseadas na confiança.
A implantação deum Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 é a porta de entrada, o passaporte para efetiva transformação, em empresa vencedora.
A implementação de sistemas de Gestão pela Qualidade nas empresas é um instrumento poderoso para melhoria contínua e de competitividade, com ganhos na redução de custos e aumento da produtividade.
Um programa de Qualidade tem como principal objetivo, abusca da excelência em tudo o que é realizado, com enfoque na satisfação dos clientes, dos seus fornecedores e dos seus empregados.
A Qualidade deve ser plena, preventiva, deve assumir a responsabilidade por todas as pessoas e estas, pela organização, deve ser permanente e progressiva.
A qualidade não pode estar separada das ferramentas básicas usadas no controle, melhoria eplanejamento da qualidade, visto estas fornecerem dados que ajudam a compreender a razão dos problemas e determinam soluções para eliminá-los.





























































2. FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE.

A implementação de iniciativas ou programas com enfoque na Gestão da Qualidade fundamenta-seem um conjunto de procedimentos ou métodos estruturados dentre os quais descrevemos os seguintes:

1. . Diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa).


O diagrama de causa-efeito, também conhecido como diagrama espinha de peixe (pela sua forma) ou diagrama de Ishikawa (nome de seu idealizador), é uma ferramenta básica que permite o mapeamento dos fatores principais esecundários que influenciam, negativamente ou positivamente, em um resultado.
A figura abaixo mostra o aspecto de um diagrama de causa-efeito:


[pic]

Figura 1 – Construção do Diagrama Causa e Efeito


 Os seis grupos de causas geralmente utilizados são os 6M’s: Método, Máquina, Medida, Meio ambiente, Mão-de-obra e Matéria-prima.
Em alguns casos nem todos estes grupos estarãopresentes, mas com certeza alguns deles serão utilizados. Para homogeneizar os termos, abaixo estão as definições adotadas para cada grupo de causas:
Método: a forma como o processo analisado é realizado, a organização das informações e do trabalho.
Máquina: todos os equipamentos e sistemas (informática, telecomunicações, etc.) utilizados para a realização do trabalho....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de Qualidade ISO 9001
  • Sistema de gestao da qualidade iso 9001
  • Gestão da Qualidade aplicação ISO 9001
  • Sistemas de gestão da qualidade (sgq) e a norma iso 9001
  • “Gestão da qualidade: iso 9001:2008 princípios e requisitos”
  • Implantação de sistema de gestão da qualidade iso 9001
  • MOMOGRAFIA SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE CONFORME A ISO 9001
  • qualidade ISO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!