Gestão da qualidade total

Páginas: 10 (2344 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
INTRODUÇÃO


Neste trabalho serão apresentados estudos em torno da gestão da qualidade total aplicados em geral em setores industriais e serviços, por meio de detalhes históricos, marcos teóricos, discussões estratégicas e conceitos na área de qualidade que correspondem ao processo produtivo e ao processo gerencial das organizações.


1. QUALIDADE TOTAL


Qualidade,enquanto conceito remete a várias percepções por diferentes grupos ou camadas da sociedade. Cada indivíduo tem uma idéia diferente sobre os mesmos produtos ou serviços, derivados em função da suas experiências e expectativas. Porém, o termo qualidade total tem inserido em seu conceito seis atributos ou dimensões básicas que lhe conferem características de totalidade. Essas dimensões são:qualidade intrínseca, custo, atendimento, moral, segurança e ética.


1. QUALIDADE INTRÍNSECA


É a capacidade do produto ou serviço de cumprir o objetivo ao qual se destina.


2. CUSTO

O custo possui dois focos: custo para a organização do serviço prestado e o seu preço para o cliente. É indiscutível que não é suficiente ter o produto mais barato, mas sim tero maior valor pelo preço justo.


3. ATENDIMENTO

O atendimento é uma dimensão que contém três parâmetros: local, prazo e quantidade, que demonstram a sua importância na produção de bens e na prestação de serviços de excelência.


4. MORAL

A moral dos funcionários internos de uma organização são fatores decisivos na prestação de serviços deexcelência: funcionários desmotivados, mal-treinados, inconscientes da importância de seus papéis na organização não conseguem produzir adequadamente.


5. SEGURANÇA

A segurança dos clientes externos de qualquer organização tem a ver com a segurança física desses clientes e com o impacto do serviço prestado ou da sua provisão no meio ambiente. Hoje em dia, pode-se dizer que ofoco no cliente tem valor absoluto em todas as organizações.


6. ÉTICA


A ética é representada pelos códigos ou regras de conduta que têm que permear todas as pessoas e todos os processos de todas as organizações que pretendem sobreviver.








2. GQT: EVOLUÇÃO HISTÓRICA


A preocupação com a qualidade começou com W.A.Shewhart, estatísticonorte-americano que durante a década de 1920 tinha um grande questionamento com a qualidade e com a variabilidade encontrada na produção de bens e serviços. Shewhart desenvolveu um sistema de mensuração dessas variabilidades que ficou conhecido como Controle Estatístico de processo (CEP). Criou também o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action), método essencial da gestão da qualidade.
Aotérmino da Segunda Guerra Mundial em 1945, o Japão estava completamente destruído e necessitando iniciar um processo de reconstrução. W.E. Deming foi convidado pela Japanese Union of Scientists and Enginners (JUSE) para ministrar palestras e treinamentos com empresários e industriais a respeito de controle estatístico de processo e sobre gestão da qualidade. Por esse intermédio inicia-se no Japão umarevolução silenciosa, mas uma revolução de idéias, técnicas, programas com uma postura gerencial firme que proporciona ao Japão o sucesso que desfruta até hoje como potência econômica mundial.
O período entre 1950 e 1970, ou seja, o período pós-guerra foi marcado por novas visões e parâmetros no planejamento das empresas nos países fortemente industrializados. Com as necessidades domercado, passaram a adotar um planejamento estratégico, tendo em vista uma preocupação com o ambiente externo das empresas. É nesse período que o cientista-engenheiro Armand Feigenbaum formula o sistema de Controle da Qualidade Total (TQC- Total Quality Control).
A crise no petróleo e em outros setores na década de 1970 trouxe à tona a importância da disseminação de informações....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão da qualidade total
  • gestão da qualidade total
  • Gestão pela qualidade total
  • Gestão de qualidade total
  • Gestão da qualidade total
  • Gqt
  • Gestão pela qualidade total
  • GESTÃO QUALIDADE TOTAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!