Gestão da qualidade em projetos

Páginas: 11 (2650 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
OPTATIVA – II





SUPERESTRUTURA E MANUTENÇÃO DE FERROVIAS METROVIAS





GESTÃO DA QUALIDADE

























ÍNDICE






1- INTRODUÇÃO 3
2- OBJETIVO 3
3- CONCEITO DE QUALIDADE 3
4- EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO DA QUALIDADE 3
5- QUALIDADE E ATENDIMENTO AOS CLIENTES NA CONSTRUÇÃO CIVIL 5
6 - QUALIHAB x PBQP-H (Siq-C) xISO 5
PROGRAMA QUALIHAB 6
PBQP-H 7
7- A QUALIDADE NO PROCESSO DE PROJETO. 7
8 - DEFICIÊNCIAS NA GESTÃO DO PROJETO 8
9 - CONCLUSÃO 8


























1- INTRODUÇÃO


Devido à maior concorrência, a principal estratégia adotada pelas empresas de líderes centrou-se em alterações na gestão dos seus processos e principalmente na gestão da qualidade.Ganharam força as estratégias de modernização centradas nas mudanças tecnológicas incrementais, na racionalização da produção e na introdução de modelos de gestão mais eficientes. Tais sistemas de gestão têm como direcionamento a padronização, o controle e a melhoria contínua dos processos da empresa, por meio da formalização e estabilização de procedimentos de contratação, compras, produção,treinamento, controles, ensaios, solução de problemas, etc.


2- OBJETIVO


O objetivo do trabalho é demonstrar a aplicação e importância de programas de qualidade. Além disso, demonstrar como a gestão da qualidade influencia no domínio técnico sobre os processos de trabalho, bem como controle sobre as mais diversas atividades da empresa.

O trabalho também busca um aprofundamento comparativoentre os requisitos das principais certificações vigentes no mercado.


3- CONCEITO DE QUALIDADE


A qualidade pode ser definida como: “propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza” (Ferreira, 1996).

A qualidade, mesmo sendo um atributo intrínseco de coisas ou pessoas, não pode ser identificável e mensuráveldiretamente, sendo identificada a partir de características que confiram qualidades às coisas. O conceito é passível de diferentes interpretações conforme seu uso e dependendo dos interesses de quem o utiliza.

Na área de construções, o arquiteto Zanettini definiu a qualidade da seguinte forma:
“Qualidade é a adequação à cultura, aos usos e costumes de uma dada época, ao ambiente
no qual a obra seinsere, à evolução científica, tecnológica e estética, à satisfação das
necessidades econômicas, à razão e à evolução do homem.” (Zanettini, 1997).



4- EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO DA QUALIDADE


Os principais “gurus” da Qualidade, JURAN;GRYNA (1988), JURAN (1990), JURAN;GRYNA (1991), TOLEDO (1987), PICCHI (1993), deixaram evidente grandes etapas de evolução do sistema de gestão daqualidade.









Até o fim do século XIX, o artesão era responsável por todas as etapas do processo produtivo, desde a concepção até a comercialização. O contato entre o artesão e os compradores proporcionava uma visão das necessidades e desejo destes, o que já caracterizava a manufatura de produtos sob medida para atendimento aos clientes. Esta etapa era conhecida como a qualidadecentrada no artesão.

Posteriormente, os trabalhadores perdem sua autonomia e são reunidos num mesmo local para produzirem, sob comando de um capitalista, que organiza a produção, assume a definição do padrão de qualidade e a comercialização. Esta etapa, onde o supervisor acumula a responsabilidade pela produção e do controle da qualidade, predominou até os primórdios do sistema fabril.

No final doséculo XIX e começo do século XX a produção industrial sofre um grande impacto da "adiministração cientifica", de Taylor, que intensifica a divisão do trabalho e tem como um dos principais fundamentos, a separação entre o planejamento e a execução. Estabelece-se a crença de que a qualidade é responsabilidade do departamento de controle de qualidade. Como resultado da crescente divisão do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto GED na Gestão de qualidade
  • Gestão da Qualidade Em Projetos
  • Gestão custos/qualidade em projetos
  • Gestão da qualidade em projetos
  • projeto gestão de qualidade
  • projeto de gestão de qualidade
  • Qualidade em Gestão de Projetos
  • Gestão de Qualidade de projetos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!