Gestão da Quaidade

Páginas: 15 (3734 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Sumário





Sumário 03
Introdução 04
Conceituando a Gestão da Qualidade Toatal. 05
O que é Gestão da Qualidade, e como foi sua evolução 07
Estabelecendo politica de qualidade 08
Ciclo PDCA 10
Ferramentas de Planejamento da Qualidade. 12
Processos de Melhoria Contínua 14
Kaizen: O Modelo de Melhoria Japonês 15
Benefícios da Melhoria Contínua 16
Referências Bibliográficas 19INTRODUÇÃO


Abordaremos todo o conteúdo estudado na questão da qualidade total, o que é Gestão de Qualidade Total, como surgiu a necessidade da melhoria continua a fim de atender as necessidades dos clientes. Abordaremos as ferramentas de Gestão de Qualidade, como seu conceito se alterou com o passar o tempo, como foi sua evolução e sua importância dentro das organizações.Conceituando a Gestão da Qualidade Total

O TQC (Total Quality Control) que teve inicio no Japão a ser GQT (Gestão da Qualidade Total) e várias organizações do mundo adotaram.
A ISO 9000 adotou ferramentas gerenciais da GQT a fim de induzir as organizações ao crescimento constante, onde as organizações devem estar comprometidas e focadas no clientes, deve-se pensar também no empregado, capacitando-oe deixa-lo contribuir com ideias de melhoria.
Há muito tempo atrás existia a era dos artesões, onde uma pessoa fabricava o bem a partir da matéria-prima e a entregava ao cliente. O artesão fabricava com qualidade porém com baixa produtividade.
Para atender as necessidades da população houve o inicio da era industrial, onde cada empregado produzia uma pequena parte do produto, era uma produção emserie, foia ia começaram a surgir os problemas com a qualidade, pois avia muitos prejuízos, grandes estúdios atuaram para melhorar a situação.
Um dos grandes exemplos de qualidade é o Japão. Após a 2ª Guerra Mundial o país se ergueu de forma diferente, com mais qualidade tornado sua indústria altamente competitiva e reconhecida sua qualidade em todo o mundo.
Os clientes estão cada vez maisexigentes, por isso as organizações devem focar em não ser apenas melhor em sua região de atuação, mas sim em estar em preparadas para concorrer em qualquer lugar. Empregados e padrões devem se ir na busca por um espaço no mundo empresarial.

A GQT abrange 5 itens onde são montadas as estratégias das organizações:

1. Qualidade intrínseca: garantindo a qualidade do bem;
2. Preço baio: obtendoprodutos, insumo ou serviço com preço ideal;
3. Pontualidade: com cliente/fornecedor;
4. Segurança na utilização: é necessária a garantia daquilo que se esta produzindo, garantindo a confiança aos clientes que não aja problemas, transmitindo confiança em seus produtos;
5. Moral da equipe: o empregado motivado produz mais e com qualidade, por isso a importância da motivação, capacitação etreinamentos.
A organização deve ter uma visão macro voltada para a qualidade total, onde o cliente é a pessoa mais importante para a organização, ele sempre será a prioridade e que sem ele não há a organização.
Os empregados são a matéria-prima mais importante nas organizações e a s mesmas buscam espaço e oportunidade para crescer profissionalmente, por isso é importante que cada um conheça os valore,missão e visão da organização e que haja por parte da organização investimentos no treinando e capacitando o empregado para que possa desempenha sua função com qualidade.
A gerencia deve ser participativa passando informações necessárias aos empregados, delegando competências, para que também possam ter a responsabilidade na tomada de decisões ajudado no nos resultados.
Perante a mudanças épapel fundamental dos gestores, dirigentes ou quem ocupa cago de responsabilidade a cobrança por resultados. Deve haver aperfeiçoamento continuo a busca por inovações nos produtos e serviços. O padrão de desempenho desejável na empresa deve ser “zero defeito”.


1. O que é qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?
A qualidade é considerada como algo que afeta a vida das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao
  • gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!