Gestão da prevenção

Páginas: 11 (2650 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Instituto Superior de Línguas e Administração
Pós-Graduação em Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho

Gestão da Prevenção



Genesis Antonietta Sardo Aranguren





Docente:
Mestre Rui António Veiga


Unidade Curricular: Gestão da Prevenção




Leiria
Março, 2012

Resumo
No âmbito do Módulo Gestão da Prevenção integrado na Pós-Graduação de Técnico Superiorde Higiene e Segurança no Trabalho, leccionado no Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria pelo Mestre Rui António Veiga, foi proposta a elaboração de um trabalho de avaliação indivual.
Neste trabalho serão desenvolvidos temas como: Descrição e Caracterização de uma Organização e a sua Actividade, Modalidade de Serviços adoptada, Organização do Serviço de HST, Descrever essesmesmos Serviços, Realizar um Diagnóstico da situação de trabalho, Planeamento das Activivdades a Desenvolver, Construção de Documentos do Sistema de HST e, à escolha, Seleccionar e apresentar mais um elemento de avaliação.
Sendo este o Módulo final da componente teórica do Curso, procura-se complementar não só conhecimentos adquiros nos Módulos anteriores, como também integrar parte do trabalho coma componente práctica a realizar.









Trabalho de Avaliação de Gestão da Prevenção


Descrição e Caracterização da Empresa e da Sua Actividade

A empresa onde irá ser realizado o Estágio é a PRIREV – Equipamentos e Revestimentos Técnicos, Lda. situada no Distrito de Aveiro, no Concelho de Vagos. A PRIREV aplica revestimentos por PVD (filmes metálicos duros, aplicados porplasma altamente ionizado em vácuo) e o inovador WS2 (lubrificação sólida com Dissulfureto de Tungsténio).
Desta forma, os revestimentos da PRIREV permitem aumentar a produtividade, reduzir os custos de maquinação, melhorar a fiabilidade da produção, melhorar a qualidade do produto, oferecer menores prazos de entrega, ajudar a preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Desenvolve doistipos de Aplicações as funcionais: atrito, corrosão, gripagem, abrasão, desgaste, lubrificação e desmoldação; e as decorativas: côr, textura, brilho, resistência a abrasivos e à oxidação. Para além disso, a empresa esta a desenvolver investigações e experiências a partir da energia solar.
A empresa conta com 9 colaboradores no total, para melhor perceber a sua distribuição por funções, apresento oorganigrama:
[pic]

Modalidade de Serviços Adoptada

A Empresa adoptou Serviços de SHT Externos, pois de acordo com a alinha número 2 do Artigo 74º da Lei 102/2009: “Se na empresa ou no estabelecimento não houver meios suficientes para desenvolver as actividades integradas no funcionamento do serviço de segurança e de saúde no trabalho por parte do serviço interno ou estando em causa o regimedefinido no artigo 81.º, deve o empregador utilizar serviço comum ou externo ou, ainda, técnicos qualificados em número suficiente para assegurar no todo ou em parte o desenvolvimento daquelas actividades.”.
Para além disso, a empresa não poderia adoptar Serviços de SHT Internos pois a empresa conta com apenas 9 colaboradores e não desenvolve actividades de risco elevado, assim, de acordo com aalinha 3 do Artigo 78º da Lei 102/2009:
“ O empregador deve instituir serviço interno que abranja:
a) O estabelecimento que tenha pelo menos 400 trabalhadores;
b) O conjunto de estabelecimentos distanciados até 50 km daquele que ocupa maior número de trabalhadores e que, com este, tenham pelo menos 400 trabalhadores;
c) O estabelecimento ou conjunto de estabelecimentos que desenvolvamactividades de risco elevado, nos termos do disposto no artigo seguinte, a que estejam expostos pelo menos 30 trabalhadores.”














Organização do Serviços de Segurança e Higiene no Trabalho


Missão do Serviço e as actividades de SHT

Os Serviços de Segurança e Higiene no Trabalho têm como Missão assegurar as condições de trabalho tendo em conta a segurança e saúde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão da Prevenção
  • Gestão da Prevenção
  • PREVENÇÃO E GESTÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Gestao da prevencao e repressao a violencia_AD
  • Gestão da prevenção e repressão à violência
  • Proposta de Plano de Gestão & Prevenção de Crise
  • PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS NO PROCESSO GESTÃO
  • Gestão da sala de aula para prevenção da indisciplina:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!