Gestão da mudança

Páginas: 14 (3306 palavras) Publicado: 30 de maio de 2011
Gestão da mudança é uma área de estudo em administração que possui o enfoque na necessidade de constante adaptação das organizações contemporâneas. Pois, são dotadas de paradigmas que fazem parte de sua cultura organizacional, esses paradigmas são comuns e regem o comportamento das pessoas, resultando muitas vezes no estabelecimento de culturas burocráticas e funcionais, as quais exigem umaatitude inovadora e eficiente. A intensidade e a volatilidade das pressões internas e externas impõem esses desafios para as empresas, fomentando a necessidade real da mudança e assim, a quebra de paradigmas.

A mudança organizacional pode significar desde uma alteração de posição no mercado, mudança na sua função social, modificação no seu direccionamento estratégico com possível alteração na suamissão e visão e reavaliação das suas práticas nos diferentes níveis de autoridade e responsabilidade.A mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações. Para que um processo de mudança tenha sucesso, deve existir liderança, confiança do accionistas e tempo.
Índice
[esconder]

1 O Processo de gestão da mudança
1.1 Mudança Incremental
1.2 MudançaPlanejada
1.3 Mudança Emergente
1.4 Mudança Radical
1.5 Tipos de Mudança
2 Etapas da gestão da mudança
3 Resistência à mudança
4 Estratégias de Mudança
5 Referências

[editar] O Processo de gestão da mudança

A gestão da mudança é um processo eficaz de alocação de recursos, de forma a transformar a organização, com o objetivo de melhorar a suaeficácia. Existem diversas condicionantes que influenciam o processo de mudança de uma organização, como o nível de recursos que a empresa dispõe, o setor onde se insere, a maior ou menor necessidade de mudança, qualidade da gestão e a atual envolvente política, econômica, social, tecnológica, ambiental e legal.

Habitualmente, torna-se necessário promover um processo de mudança quando aorganização não satisfaz os stakeholdres, nomeadamente os accionistas. Os sinais evidentes de necessidade de uma intervenção profunda, poderão ser de caráter quantitativo ou qualitativo. Diminuição das vendas, perda de quota de mercado, aumento de custos, redução de rendibilidade, poderão ser claros sinais de uma deficiente gestão. Insatisfações dos clientes, fornecedores e colaboradores, são também sériosalertas de caráter qualitativo. De forma a validar e enquadrar a deficiente “performance individual” da empresa ou organização, será de capital importância, a realização de um trabalho de benchmark com as empresas concorrentes.

As necessidades de mudança, poderão revestir diversas formas, entre as quais destaco:
[editar] Mudança Incremental

Não gera habitualmente grandes impactos naorganização, a intervenção efetua-se através de ligeiros ajustamentos organizativos.
[editar] Mudança Planejada

Quando a empresa reformula a sua estratégia, de uma forma claramente pacífica, normalmente ocorre quando a organização apresenta um bom desempenho, no entanto vislumbra a possibilidade de claras melhorias com a indicada reformulação.
[editar] Mudança Emergente

Processo habitualmentecomplexo, não planejado, no qual a organização vai respondendo de forma a ultrapassar as ameaças ou os desafios com que se vai deparando.
[editar] Mudança Radical

Habitualmente planejada, de forma a antecipar acontecimentos futuros ou a inverter uma deficiente performance. Apesar dos diversos tipos de gestão de mudança referidos, existe um conjunto de etapas fundamentais, comuns aos diversos tipos deintervenções.
[editar] Tipos de Mudança

Existem diferentes tipos de mudanças organizacionais, nomeadamente: tecnológicas, de produtos, estruturais, de pessoas/cultura e de estratégia. As organizações podem inovar numa ou mais áreas, dependendo das forças internas e externas de mudança.

Mudanças Tecnológicas
A mudança de tecnologia é relativa ao processo de produção da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão da mudança
  • Gestão De Mudanças
  • GESTÃO DE MUDANÇAS
  • Gestão de Mudança
  • Gestão de mudanças
  • mudanças de gestao
  • Gestao da mudança
  • Gestão de mudança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!