gestão da manufatura

Páginas: 9 (2181 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
Gestão da Mão de Obra Direta

Esse texto nos trás questões sobre Gestão da Manufatura, e alguns cálculos, conceitos e fundamentos extremamente importantes para o bom desempenho da função de “Líder” em qualquer empresa e tamanho, servindo também como base para Supervisores, Gerentes e até Diretores para desenvolverem uma boa Gestão de Manufatura.
A nossa cultura de sempre acharmos maisdesculpas do que soluções, e sempre nos acomodarmos com uma primeira solução encontrada, mas isso, prejudica e muito um líder, pois num mundo moderno e globalizado isso não é mais aceitável. Muitas empresas tentam resolver todos seus problemas ligados a Qualidade e Produtividade sempre buscando primeiro pelo Lean Manufacturing, onde acham que são a solução para tudo, o que não é verdade, e acabam nãotendo sucesso com suas implementações.
Quando nos aprofundamos no assunto de problemas ligados a Manufatura, sempre ouvimos primeiro que tudo isso decorre da falta de empenho e competência de nossos lideres, supervisores, gerentes e diretores, depois o estagio de que tudo decorre do erro humano e que os processos devem ser robustos e suficientes para evitar erros humanos, se esquecendo de que umsistema robusto e automatizado requer de manutenção. Empresas então investem muito em treinamento a seus colaboradores, ai vem o envolvimento de nossos Gestores Humanos, que controlam treinamentos e desenvolvem uma metodologia de comunicação e um sistema de promoção do melhoramento continuo, que também nos leva ao fracasso. Isso leva então as empresas a questionarem como estão sendo definidos oscritérios para a definição do perfil de seus líderes e formadores. A empresa então definem um padrão psicológico que julgam ser adequados a sua estrutura e buscam então lideres com esse perfil, o que é um outro erro, pois o problema não esta no perfil dos lideres e sim no seu conhecimento .
Para uma boa Gestão de Manufatura, na empresa devem existir “Líder Capitão” ou seja, o capitão é aqueleoperador que lidera o time mas que também trabalha em um posto. A seguir estão cálculos, conceitos e fundamentos para o bom desempenho desse “Líder Capitão”.

Mão de Obra Direta
A Mão de Obra Direta é a quantidade de colaboradores que são necessários para produzir determinada quantidade de produtos, para isso existe um calculo, que é a somatória do tempo ciclo para se produzir uma peça,multiplicando-se este tempo pelo programa de produção a ser executada no mês.
Uma dica muito importante aos “Líderes”, todo tempo pode ser questionado, revisado e otimizado, isso é muito importante, pois se está ocorrendo perda e o tempo não for atualizado, menos mão de obra e calculado para o mês.
Devemos também ter em conta, que uma produção e suscetível a variáveis diárias que acabam gerando perdasno processo se não for contabilizada e tratada adequadamente. Algumas tolerâncias já são estipuladas e normalizadas quando se tratando do desempenho dos operadores como:
Tolerância de fadiga, Tolerância fisiológica, Tolerância de repetibilidade e Tolerância ambiental.
Um bom “Líder Capitão” tem como obrigação conhecer o tempo ciclo de cada operação executada em sua área, conhecer o programa deprodução do mês, da semana e do dia, isso é imperativo para a gestão de sua área, sem esta informação não se obtém controle de sua área.

Absenteísmo
O Absenteísmo ocorre quando um funcionário falta, chega atrasado, vai ao médico ou se retira mais cedo, essa falta não é e não deve ser considerado no estudo de tempo, porem deve ser monitorado mensalmente, pois pode gerar um stress muito grandee serio risco do não atendimento ao programa de produção.
O Absenteísmo é medido em percentual de ausência sobre o total da Mao de obra direta regularmente contratada e registrado junto ao RH e tirado através da média diária de falta.
Cabe ao “Líder Capitão”, monitorar diariamente as faltas em sua área, registrar a presença de todos os seus colaboradores, a maioria das empresas possui esta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão manufatura
  • Gestão da Manufatura
  • Portifolio gestao da manufatura
  • Portfolio gestão da manufatura eniac
  • gestao de pessoas e manufatura
  • Estratégia de Manufatura e Gestão de Trade-Offs
  • manufatura
  • manufatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!