Gestão da informação organizacional

Páginas: 18 (4452 palavras) Publicado: 2 de junho de 2011
1 – Introdução.
A competitividade de forma global é a palavra chave no mercado quer seja entre os setores ligados ao mesmo ramo de atividade, ou não. Todos estão, o tempo todo, buscando sua atualização no mercado, a sua eficiência (tanto nos produtos, como nos serviços oferecidos), todos buscam vender qualidade.
E nesta busca constante pela satisfação do cliente e qualidade dos produtos, queas empresas começam a rever e reestruturar seus conceitos, tentando assim detectar até mesmo antecipar-se aos possíveis problemas, buscando para isso, soluções imediatas e também a longo prazo. Toda empresa deve ter um planejamento, gerenciamento e recursos, para poderem ser disponibilizados de acordo com sua necessidade e capacidade. Deve ter, contudo, apoio de todos os departamentos para quepossa desenvolver um trabalho que permita garantir ao cliente um nível de serviço adequado ao que se propõe e ao que o cliente procura.
O trabalho proposto foi desenvolvido dentro do Hospital Israelita Albert Einstein: estuda, entre outras características, um sistema adequado de controle de estoque e necessita para isso de um controle rigoroso. Para exercer bem essa função precisamos de um Sistemade Informação adequado, para que a empresa, não comprometa seu capital em estoques, muitas vezes com custo alto de armazenagem e, com isso comprometendo sua competitividade.
O estudo foi desenvolvido na empresa Socopisos e teve como propósito estudar o seguinte problema: “Quais problemas de falta de controle de estoque analisar, para a implementação de um sistema de informação de controle domesmo para uma loja de materiais para construção?”.
O objetivo principal deste trabalho é que com a informatização, com foco para o controle de estoque, a empresa possa começar a desenvolver a organização de seus processos, melhorando, com isso, seu desempenho, atuando assertivamente: de forma que reduza o número de pedidos com itens faltantes; realize uma compra de acordo com as necessidades, poistendo estoque em mãos evitará a compra de produtos dos quais não precise ou não tenha uma grande saída e, evitando esse procedimento, conseguirá manter sempre estoques enxutos e, - 8 -
conseqüentemente, ganhando em competitividade. Também para que a partir dessas informações, a empresa tenha um meio de administrar, controlar e auxiliar seus funcionários para um bom desenvolvimento nas rotinasdo comércio. E ainda para que possa tomar decisões rápidas e eficientes no dia a dia, bem como adotar procedimentos que visem a adequar, reduzir e controlar seus níveis de estoque de produtos acabados.
Também tem como objetivo, ganhar agilidade nos trabalhos internos, uma vez que perde-se muito tempo, para ir verificar “in loco”, se tem no estoque o material vendido.
Um gerenciamento deestoques eficaz tem grande influência dentro de uma empresa, pois ele pode determinar a lucratividade e ainda pode aumentar as receitas da empresa. Portanto, para se alcançar melhor desempenho, o gerenciamento de estoques deve saber tomar decisões bem positivas, no que se refere a ressuprimento, pois agindo assim a empresa pode ter um melhor nível de fluxo de caixa.
1 – Perfil da Organização.Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein
A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein é o maior e um dos mais conceituados hospitais da América Latina, por acreditar que seu trabalho não é tratar doenças, mas cuidar de pessoas. Capaz de atender a todas as demandas da cadeia de valor de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde, a SBIBAEdestaca-se pelo seu desempenho em procedimentos de alta complexidade.
Essa excelência é resultado da constante busca pelo melhor atendimento, com foco nos seguintes diferenciais: Atendimento humanizado, com programas específicos para aproximar o paciente e sua família do hospital.
Numa pesquisa realizada com 1.000 médicos, pelo Datafolha no dia 26/08/2007, o HIAE foi considerado o melhor hospital...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da gestão da tecnologia da informação no ambiente organizacional
  • A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA ATUAR NA GESTÃO ORGANIZACIONAL
  • RESUMO de Gestão da informação e gestão do conhecimento em ambientes organizacionais: conceitos e compreensões.
  • Analise do Processo Organizacional em uma agencia bancária com foco em gestão do conhecimento e tecnologia da...
  • A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM AS INTELIGÊNCIAS...
  • Gestao da informação
  • Gestão da Informação
  • Gestão De Informação No SUAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!