Gestão da escola pública

Páginas: 6 (1356 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
Gestão Democrática da Escola Pública

PARO, Vitor Henrique, 1945 - Gestão Democrática da Escola Pública - 3ª Ed - São Paulo - Ática - 2000

Vitor Henrique Paro possui mestrado em educação pela Universidade de São Paulo (1978), doutorado em educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e livre docência em educação pela Universidade de São Paulo (1991). Desenvolveinvestigações na linha de pesquisa Universalização do Ensino e Democratização da Gestão Escolar, cuja preocupação central é com acesso à escola básica, em especial com a concretização do direito à educação fundamental no que diz respeito às políticas públicas e à participação dos usuários na gestão das universidades e sistemas de ensino.
O livro de Vitor Henrique Paro, apresenta como a gestão democráticase dá na escola. Se ela realmente acontece, ou se ainda o “poder” se concentra nas mãos dos diretores.
O autor nos mostra que a autoridade ainda está presente nas escolas. E o que temos hoje é um sistema hierárquico, onde a direção é centralizada em uma pessoa, um diretor que é considerado como autoridade máxima dentro da instituição.
Também nos alerta a má qualidade de ensino, e a culpa pelaineficiência da educação, que cai sobre o aluno, que são descritos por professores como “desinteressados” e “bagunceiros”. E a fala de diretores e professores, sobre a comunidade escolar, que não participa na escola, por não ter interesse em participar. Mas também afirma que há pouco estímulo da escola a promover a participação.
Em um dos seus capítulos, nos fala da falta de autonomia e aimpotência da escola. Assim privando os indivíduos do saber e da consciência. E o descaso do Estado em relação a Educação, e as precárias condições da escola, o baixo salário dos professores, que é justificado que “professor ganha pouco, porque trabalha pouco“. Nos diz que a participação que acontece nas escolas, e que os diretores vêem como participação, é a execução de tarefas braçais.
Muitas dasescolas, fazem das dificuldades uma desculpa para nada fazer em relação a participação da comunidade na escola, e também não acreditam na possibilidade da participação. As principais causas se prendem às condições de vida e à falta de interesse da população. E muitos pais entrevistados por ele, não participam da escola (reuniões, ajudar na escola), pois dizem que é obrigação do governo, porém muitosdeles não sabem o real significado da palavra participação. E que muitos desses pais não são ativos na escola por sentirem medo de represálias, e outros constrangidos. Os professores também se sentem alheios a um objetivo educacional.
Acrescenta, que a escola ainda acredita que a única finalidade é preparar profissionais para o mercado de trabalho ou para que entrem na universidade, ignorando anecessidade de formação ética dos alunos, atribuindo essa função apenas a família.
A escola tem sido autoritária, porque a administração se prende a lei, à burocracia do que às necessidades das crianças. Nos afirma também que seriam necessários novos objetivos para a escola pública, buscar o provimento de um ensino adequado aos interesses da população. Assim, a escola pública de boa qualidade é algodefensável e necessários aos seus usuários.
Vitor Paro ressalta a diferença das escolas privadas com a escola pública, em relação a qualidade de ensino. Que os usuários da escola privada pode exigir um ensino de boa qualidade, pois ele paga. Enquanto que os usuários da escola pública não teria esse direito por não pagar, diretamente a escola, mas paga através dos impostos cobrados.
Osprofessores, por causa do baixo salário e pelas condições precárias onde desenvolvem seu trabalho, continuam a atribuir sobre o aluno a culpa pela ineficiência da escola, e acabam por esquecer que ensinar é atribuição profissional da escola. O Estado também não se importa em prover ensino de qualidade a população, e a cada dia passa a dar importância menor à escola.
A realização de fins democráticos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA PUBLICA
  • Gestão democrática na escola pública
  • Gestão Democrática nas Escolas Públicas
  • Gestão Democrática na Escola Pública –
  • A gestão democrática nas escolas públicas municipais
  • Gestao financiera e patrimonial na escola publica
  • gestão dos recursos financeiros da escola publica
  • A contribuição da gestão pedagógica na escola publica para a educação física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!