Gestão da escola pública: alguns fundamentos e uma proposta Paro,Vitor

Páginas: 6 (1399 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Universidade estadual de feira de Santana
Disciplina: Gestão Escolar Edu 275
Professor: Cintia Falcão Brito
Aluno: Jamine de Jesus Santos

Gestão da escola pública: alguns fundamentos e uma proposta
Paro,Vitor Henrique.gestão democrática da escoa public. S.Paulo : Àtica,2002.
Sobre o autor Vitor Henrique Paro Possui mestrado em educação pela Usp,doutorado em educação pela Puc-Sp e livredocência em educação pela Usp.Atua na área de educação com ênfase em políticas educacionais e admistração de unidades educativas.
O homem constrói sua especificidade e se constrói enquanto ser histórico á medida que transcende o mundo natural pelo trabalho. Pág107.
O trabalho como mediação para o viver bem.
Qualquer relação de dominação é,pois,negadora da condição humana. Pág107.
Um exemplodessa dominação pode ser visto no sistema hierárquico atualmente que coloca o poder (autoridade) unicamente nas mãos do diretor.
È preciso que o saber esteja permanentemente sendo passado para as gerações subsequentes. Essa mediação é realizada pela educação entendida como a apropriação do saber historicamente produzido. Pág108.
Educação passa os saberes do homem adiante.
A escola é umainstituição que pode contribuir para a transformação social.
Por sua imprescindibilidade pra a realização histórico-humana, a educação deve ser direito de todos os indivíduos enquanto viabilizadora de sua condição de seres humanos. Pág108.
O homem precisa da educação.
O conceito mais geral de administração como ‘’a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados’’. Pág108.
Èpreciso preliminarmente desmistificar a falácia presente no discurso de educadores e políticos governistas de que já temos escolas para todos (ou quase todos), faltando apenas buscar a qualidade, como se a quantidade pudesse existir no vazio sem referir-se a alguma qualidade. Pág109.
Só se pode ter um bom produto , se garantir um bom processo.
A escola começa a perder a qualidade e produtividadequando se refere a não haver mais carência de escolas, visto já esta sendo atendida quase toda a população em idade escolar, sendo desconsiderada as condições de funcionamento relacionadas as lotações , falta de professores capacitados , falta de um projeto pedagógico voltado e comprometido com a formação do homem histórico.
Critica ás estruturas escolares.
O que temos, em geral, são prédios (a quese convencionou qualificar de ‘’escolares’’) precariamente equipados e mal conservados, onde se amontoam quantidades enormes de crianças e jovens sem os mais elementares critérios didático-pedagógicos e sem as mínimas condições de sequer de convivência humana. Pág109.

Não tem sentido atribuir o fracasso da escola a incompetência admistrativa de diretores e educadores escolares, antes de lhesfornecer os recursos passíveis de serem administrados.Não a duvida de que é preciso mudar quase tudo ma forma de operar das escolas,mas a condição primeira é promove-las dos recursos materiais e financeiros necessários para isso. Pág109.
Um dos problema da escola pública é a falta de recursos.
A mais em voga dessas tendências toma a empresa capitalista como paradigma a ser imitado, propugnando quera ampliação da lógica empresarial capitalista na escola publica,quer a simples privatização dos serviços educacionais, sob a alegação, falsa e interessada, de que a eficiência é inerente ao privado, enquanto o publico é necessariamente ineficiente, ignorando que o privado costuma ser eficiente não porque é privado, mas porque busca objetivos com determinação(embora como veremos a seguir,essesobjetivos não sejam os mesmos da escola),e que o publico, mas quando se articula com interesses particulistas dos grupos privados. Pág110.
Lógica capitalista na gestão escolar, escola pública X escola particular.
Muitos pais hoje acreditam que a única maneira de adquirir um bom ensino para seus filhos é matricula-los em uma escola privada, essa atitude faz com que se tenha grande investimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão democrática da escola pública, Autor: Vitor Henrique Paro 1ª parte
  • Síntese PARO, Victor. Gestão Democrática da Escola Pública
  • A utopia da gestão escolar democrática – Vitor Henrique Paro
  • Fundamentos em gestao publica
  • FUNDAMENTOS DA GESTÃO PUBLICA
  • Fundamentos da Gestão Pública
  • fundamentos da gestao publica
  • Gestão democratica da escola pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!