Gestão da cultura organizacional

Páginas: 9 (2010 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2012
esumo
A cultura organizacional influencia diretamente o gerenciamento das instituições. No ritmo contemporâneo as empresas necessitam estar atentas às rápidas transformações; adequando-se e antecipando-se às mudanças ambientais e incorporando-as nas produções internas. A consciência da relevância da gestão de elementos culturais será um dos fatores determinantes para o sucesso ou fracasso deuma organização.

Palavras-chave
Cultura organizacional; gestão; modelos mentais; flexibilidade; ambiente.

1. Introdução
De acordo com a atual dinâmica global, torna-se requisito fundamental a gerência da cultura organizacional para que as instituições estejam aptas a serem competitivas o suficiente para sobreviver e prosperar.

O mundo contemporâneo setransforma rapidamente, através de um processo natural de evolução, e por essa razão, as organizações necessitam ser flexíveis e capazes de se antecipar, prevendo suas mudanças. Desta forma, elementos culturais são de suma importância para a percepção e sua conseqüente gestão, na medida em que sua compreensão auxilia a adequá-la neste contexto. O estudo da cultura permite a sincronia entreambiente interno e externo.

Ter consciência da sua importância na gestão facilita a construção de um mecanismo capaz de controlar e manipular seu funcionamento, ajustando-se as alterações ambientais. O desempenho excelente de uma empresa depende diretamente do nível de conhecimento da cultura existente. Observar atentamente a relevância do ambiente cultural permite às instituições alertarem-se arespeito das transformações mundiais.

2. Cultura Organizacional

A Cultura Organizacional é um conjunto de valores, regras e normas que controlam as interações dos membros da organização entre si e com o meio externo. Determina a maneira como as pessoas se comportam e agem, de que forma tomam decisões e gerenciam o ambiente. Ela reflete a situação da entidade em um determinadomomento e o sentimento daqueles que a compõem. Sua conceituação é fundamental para a compreensão estrutural das organizações. Schein (1992) define a cultura organizacional como,

um padrão de pressuposições básicas partilhadas aprendidas por um grupo à medida que foram capazes de solucionar seus problemas de adaptação externa e de integração interna, que têm funcionado bem o bastante para seremconsideradas como válidas e, por essa razão, ensinadas aos novos membros como sendo o modo correto de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas (p. 12).

Pelo fato das instituições estarem inseridas em um determinado meio, acabam por influenciá-lo e serem influenciadas por ele. Da mesma forma acontece com os indivíduos dentro de uma organização. Eles são agentes modificados emodificadores do ambiente a que pertencem e seus valores e crenças criam uma determinada cultura. Cada parte contribui, e neste sentido, o desenvolvimento pleno da organização depende da colaboração direta de cada integrante e seu modelo mental.

Segundo Crook e Gunter (2005. p. 37), usa-se a expressão modelos mentais “para descrever os processos cerebrais que usamos para dar sentido ao nosso mundo”. Sãoas lentes através das quais cada pessoa enxerga o mundo. Trata-se da forma como cada indivíduo percebe a “realidade” a sua volta. Eles provêm de experiências, mitos, crenças, processos educativos, enfim agentes culturas que fazem cada ser humano único na sua capacidade diferenciada de perceber e interagir com o ambiente. São modelos invisíveis e poderosos, naturalmente em evolução.

No entanto,os modelos mentais de cada pessoa são poderosos e imperceptíveis, mas fortes o suficiente para que se continue usando-os, mesmo quando já estão ultrapassados, e não dão mais conta de esclarecer a situação atual. Ainda assim permanece-se a embuti-los em experiências cotidianas. De acordo com Crook e Gunter (2005) as práticas atuais com freqüencia tornam-se teologias futuras.

O meio exerce um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão da cultura organizacional da escola
  • Modelo de Gestão e Cultura Organizacional
  • Cultura Organizacional e Gestão da Mudança
  • Cultura organizacional e gestão por resultados na pmpe.
  • Cultura Organizacional e Gestão da Inovação Tecnológica.
  • Cultura Organizacional e Gestão de Inovação Tecnológica
  • Gestão da tecnologia e inovação e cultura organizacional
  • Cultura Organizacional e Gestão da Mudança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!