Gestão da comunicação institucional

Páginas: 5 (1143 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Faculdade Anglo-Americano
Especialização em Gestão da Comunicação Empresarial

Disciplina: Gestão da Comunicação Empresarial
Professora: Vera Damian

Alunos: Márcio Carlin e João Henrique Machado

1 – Identificação da organização

O Clube Amigos dos Animais é uma organização não governamental que atua em Santa Maria (RS). A entidade foi fundada há 20 anos por uma médica veterinária ealgumas amigas que se dedicavam a ajudar os animais em situação de abandono nas ruas. Sem aporte técnico e teórico de como enfrentar situações como superpopulação de cães e gatos errantes, a solução primeira encontrada foi a criação de um abrigo particular, na propriedade de uma das voluntárias. Em pouco tempo, o local passou a ficar lotado, com cerca de 200 animais recolhidos.
A situação chegou aum limite e levou as integrantes do grupo a buscarem alternativas. Já nos seus primeiros anos, a organização passou a divulgar soluções para um controle do número de animais errantes como esterilização em massa, tolerância para animais comunitários e educação para posse responsável.
Em um primeiro momento, a estratégia funcionou, mas logo a população (humana) passou a ver a entidade comoresponsável por retirar os animais da rua ou mesmo resolver quaisquer problemas no que diz respeito a animais errantes, inclusive cobrando auxílio veterinário gratuito.
Foram 15 anos de muito trabalho e pouco resultado. Era necessário uma intervenção técnica sobre superpopulação de animais e um plano de comunicação.

2 – Marketing 3.0 - Identificar a comunicação x valores da organização.

Acomunicação do Clube Amigos dos Animais, por ser formado por poucas pessoas centradas e coesas nos seus valores, sempre foi condizente com o que o grupo acreditava. A questão é que as pessoas não entendiam conceitos de Visão Sistêmica e Ecologia Profunda, por exemplo. Por mais que se tentasse traduzir os valores de compaixão e igualdade entre os seres no que tange o direito à vida digna, sempre se chegava aum entendimento por parte do público: o Clube Amigos dos Animais é uma entidade assistencialista.

3 – Identificar fraquezas e oportunidades da organização

A principal fraqueza percebida na organização foi a falta de apoio teórico e técnico para tornar visível os valores e os objetivos da instituição e para mostrar isso para os públicos prioritários. Isso passou a ser o principal trabalho deuma socióloga e de um jornalista que, também tendo intrínsecos em si os valores do grupo, ingressaram na entidade. Um constante trabalho de pontuar valores, ações e discursos e buscar aporte teórico em pensadores modernos e práticos como Fritjof Capra e Peter Singer, por exemplo, foi o principal trabalho do setor de Estudos Socioambientais da instituição. Com valores e estratégias de pensamentovisíveis ao grupo todo, ficou bem mais fácil para todos os integrantes entenderem a real capacidade e grandeza da entidade. Desse trabalho, inferiu-se desde ações, como a fóruns de debates que reuniam cerca de 200 pessoas, como 'não ações', como a percepção de que a criação de abrigos só aumentava o problema e nunca será a solução para a superpopulação de animais errantes (tudo isso agora mostradode forma teórica e prática, e embasada cientificamente).
Com os conceitos acima descritos bem mais visíveis, foi criado o setor de Comunicação no Clube Amigos dos Animais. O trabalho de estruturação foi intenso. Desde a afinação de discursos até a construção de website. Agora o grupo estava confiante para recomeçar a trabalhar em um objetivo que haviam praticamente desistido de atingir: fazer comque as pessoas entendam o trabalho, as ideias e principalmente a mensagem de valores do grupo e passassem a usar isso nos seus cotidianos. Não se queria que todas as pessoas trabalhassem em prol dos animais, mas que todos os respeitassem como seres sencientes e merecedores de seu espaço no meio ambiente. Não se pedia que as pessoas recolhessem animais da rua, apenas que não abandonassem ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação institucional
  • Comunicação Institucional
  • Comunicação institucional
  • Comunicação Institucional
  • Comunicaçao institucional
  • comunicação institucional
  • Comunicaçao institucional
  • Comunicação Institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!