Gestão da atenção à saúde

Páginas: 7 (1638 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
PARTE II - GESTÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE
CAPITULO 04
ANA CECILIA FREITAS

QUESTIONAMENTO:
Com base no caso de Ana, e levando em consideração a sua região, faça uma proposta concreta de como a Saúde da Família poderia incorporar, em sua rotina de trabalho, ações de prevenção e promoção da saúde relacionadas à atenção integral à saúde da mulher?
Para você fazer essa proposta de organização daatenção integral à saúde da mulher para a sua região, é necessário conhecer algumas informações, tais como as relativas à população feminina do seu território, bem como a oferta dos serviços existentes, considerando tanto os de atenção básica (ESF) como os demais serviços ambulatoriais e hospitalares de referência. Para tanto, consulte no Apêndice A Exemplos de sistemas de informações relevantespara a gestão do SUS, da Parte V deste livro, os indicadores do Sistema de Informações da Atenção Básica (Siab) do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

CONTEXTUALIZAÇÃO:
Inicialmente conceituarei o que é ESF é o modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais e desenvolve ações de saúde num território definido, com foco nafamília, considerando o indivíduo no seu contexto social, econômico e ambiental.
Estas equipes, ao estabelecer vínculos e relações de co-responsabilidade com a população assistida, buscam alcançar uma atenção efetiva e de alta qualidade, capaz de prevenir os agravos à saúde mais prevalentes na região e aproximando a assistência da real condição de vida dos usuários.
No Município de São Paulo, emconsonância com as Diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica (Portaria nº 648-MS/GM de 28/03/2006), cada equipe de ESF é composta por 1 médico, 1 enfermeiro, 2 auxiliares de enfermagem e 4 a 6 agentes comunitários de saúde (ACS). Nesta composição, também estão previstas equipes de saúde bucal com dentista, auxiliar e técnico de saúde bucal.
A implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF) noMunicípio de São Paulo tem como marco o projeto Qualidade Integral em Saúde (QUALIS), iniciado em 1996, por meio da parceria entre Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e duas Organizações Sociais de Saúde.
Com a municipalização do Sistema de Saúde, em 2001, as equipes do QUALIS passaram para a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e foi implantado o Programa de Saúde daFamília (PSF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) através de convênios firmados com Instituições da Sociedade Civil.
No início de 2005, o Município contava com 722 equipes de ESF implantadas em 197 unidades, e cobertura de 27%. Em 2010, já contamos com 1196 equipes de ESF, distribuídas em 256 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e cobertura de 43,3%, correspondendo a uma expansão de65,37% das equipes e consolidando a Saúde da Família como estratégia de reorganização das Unidades Básicas de Saúde. A meta é implantar 1224 equipes até 2012, chegando a uma cobertura de 44,3%. As equipes estão distribuídas por Coordenadorias de Regionais de Saúde (CRS) e preferencialmente nas regiões mais periféricas e ou de alta vulnerabilidade.
Da atenção básica, área temática saúde da mulherpodemos destacar que, A Área Temática de Saúde da Mulher tem desenvolvido ações nos vários ciclos de vida das mulheres, procurando atender a queixa que a mobilizou, dentro de uma perspectiva de integralidade e recomenda que se oportunize sempre a coleta do Papanicolaou, o diagnóstico precoce do câncer de mama e a inclusão da discussão da saúde sexual e reprodutiva com a oferta de métodoscontraceptivos para os casais.
Toda mulher que procura atendimento na Unidade de Saúde com alguma queixa ginecológica será acolhida por um funcionário ou uma equipe que a orientará qual o fluxo a ser seguido em seu atendimento que prevê atendimentos individuais e em grupo com Equipes Multiprofissionais dentro da Unidade ou para serviços de referência.
As ações desenvolvidas nas UBS são:
• Grupos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atenção a saude
  • Política nacional de humanização da atenção e gestão do sistema único de saúde.
  • “A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA ATENÇÃO E GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE”
  • Saúde mental e atenção psicossocial
  • Atenção à Saúde do Idosos
  • Atenção à Saúde do Recém-Nascido
  • Redes de atenção a saúde
  • o nutricionista na atenção básica de saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!