Gestão contemporânea das organizações

Páginas: 13 (3046 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
Introdução

A evolução das novas formas flexíveis de produção tem gerado nas organizações uma necessidade de garantir e ampliar fatias de mercado. Com isso, se torna necessário estabelecer relações com fornecedores, clientes, instituições, serviços, concorrentes induzindo a modificações nas estratégias empresariais.
Este trabalho foi desenvolvido com base nas atuais modificaçõesorganizacionais, que impulsionam as empresas a se posicionarem no mercado contemporâneo com mudanças de paradigmas e ações que propiciem atuar com agilidade, aliar-se a grupos empresariais no intuito de maximizar seu processo de inovação econômica.
Respondendo às questões formuladas pelo orientador da disciplina Profº Mestre Adriano Lima Barbosa Miranda, a partir da análise do texto “A Terceira RevoluçãoIndustrial e Tecnológica” associada à escolha de uma das tendências de inovação nas economias avançadas, aplicada ao modelo de gestão da Marfrig Group organização escolhida.
A apresentação deste revela que o propósito fundamental da matéria foi evidenciar que as constantes mutações sociais, econômicas, políticas, tecnológicas geraram uma expansão do complexo econômico com virtuosa força emodificaram paulatinamente os modelos de gestões, gerando uma necessidade de adequação aos novos tempos.

1. Transformação das estruturas e estratégias empresariais

As transformações trazidas pela chamada “terceira revolução industrial” proporcionaram inovações e grandes mudanças nas organizações, as quais começam a visualizar que o mundo mudou e que devem a partir de agora seguir essa novatendência, buscar alinhar sua cultura a um novo contexto organizacional.
Para Drucker (1997) "As organizações se encontram frente ao desafio de buscar alcançar resultados eficientes e eficazes, face às novas exigências do mercado global que têm sido impostas pelas mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas".
Assim, torna-se extremamente importante que as organizações sejamcapazes de se adaptar à rápida alteração de condições em seu ambiente interno e externo, gerando a inovação que lhes dará vantagem competitiva, permitindo sua sobrevivência. Gerando modificações relevantes nas estruturas e nas estratégias empresariais.
Nessa perspectiva, falaremos da empresa Marfrig Alimentos S.A por ser uma organização que reflete esse contexto atual da economia, fortementeinfluenciada pela abertura comercial dos anos 90, adepta de novas formas de organizar sua gestão, produção e trabalho.
A Mafrig destaca-se por buscar uma estratégia de negócios com uma visão muito mais ampla que o ambiente interno de indústria, preocupada com o uso de marcas, processos cooperativos nas cadeias produtivas, parcerias com fornecedores e com clientes, gestão no sentido maisamplo e o equacionamento econômico financeiro que permita o crescimento da companhia.
A sua estratégia de negócios objetiva o aumento da vantagem competitiva, fazendo uso de ações que propiciem condições de concorrer em um mercado globalizado e marcado pelo domínio econômico, tecnológico, comercial e produtivo.

2. Organização: MARFRIG ALIMENTOS S.A.

Ramo de Atuação
O Grupo Marfrig é umaempresa de alimentos com atividades nos segmentos de processamento e distribuição de produtos de carnes bovina, suína, ovina e de aves in natura, processados e industrializados a clientes no Brasil e no exterior. Atua também na distribuição de outros produtos alimentícios como batata pré-cozida congelada, legumes, embutidos, pescados, pratos prontos e massas.
Com uma base operacionaldiversificada e flexível que inclui 151 unidades e escritórios, 90 mil funcionários em 22 países nos 5 continentes, o que torna o Grupo Marfrig uma das empresas mais internacionalizadas e diversificadas do setor brasileiro de alimentos baseada em proteínas animais.
Com intensa atividade nos seus 10 anos de existência o Grupo realizou, só nos últimos três anos, 40 aquisições, a maior parte delas no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento e gestão estratégica de relações públicas nas organizações contemporâneas
  • Planejamento e gestão estratégica de relações públicas nas organizações contemporâneas
  • Gestão do conhecimento: um diferencial competitivo nas organizações contemporaneas
  • Organizações Contemporâneas
  • Organizações Contemporâneas
  • Organizações contemporâneas
  • Organizações Contemporâneas
  • A importância da comunicação para a aplicação das práticas de gestão de pessoas nas organizações...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!