Gestão conflitosb

Páginas: 5 (1075 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
[pic]

Curso de Profissionalização em Serviço




Gestão de Conflitos na Escola
e-Fólio B
Projecto “TODOS A COMUNICAR"

Professora: Raquel Crato










1. Enquadramento
Devido à condição laboral na qual me encontro, de Professor Contratado, as possibilidades de aplicação prática de um projecto deste tipo, serão condicionadas pela realidade de cada escola. Para tal foinecessário optar-se por uma abordagem abrangente da dinâmica escolar atendendo a algumas das questões identificadas como constrangimentos no sucesso escolar dos alunos, bem como no funcionamento das diferentes escolas.
O surgimento de conflitos em contexto escolar é originado, em certa medida, por falhas de comunicação entre os intervenientes no processo educativo (professores, alunos,encarregados de educação, etc.). O desenvolvimento de estratégias de melhoria de comunicação será uma forma de prevenir os conflitos, pelo que se optou por uma abordagem de promoção da referida comunicação. Esta tem em vista o desenvolvimento de capacidades essenciais para a resolução de conflitos, como o desenvolvimento de competências de comunicação, bem como a construção de um clima favorável àresolução de conflitos, em que o estabelecimento de regras claras e consensuais e a existência de estruturas de participação, são factores essenciais.
O projecto abrange, em primeiro lugar, a promoção do trabalho colaborativo entre os professores e uma melhoria da comunicação entre os mesmos. Integra-se numa perspectiva de mudança estrutural, abrangendo a intervenção ao nível pedagógico e da culturaorganizacional. Visa, também, o desenvolvimento de competências transversais dos alunos como o desenvolvimento de hábitos de leitura e de produção escrita, bem como, o envolvimento dos pais e/ou encarregados de educação, em diferentes fases do projecto, e o desenvolvimento de relações com as entidades representativas dos mesmos, e, eventualmente, com a comunidade local, como por exemplo, com a Junta deFreguesia (através da disponibilização, eventual, de espaços e pessoal especializado, como psicólogos).
A responsabilidade pela educação dos alunos só pode ser completamente conseguida se for possível o estabelecimento de parcerias entre a escola e a família no sentido de uma colaboração conjunta numa tarefa que é essencial para as duas partes. Esta articulação só terá impacto sobre a escola, seactuar no âmbito da promoção da melhoria da qualidade do ensino e da humanização das escolas, em acções motivadoras de aprendizagem e da assiduidade dos alunos e em projectos socioeducativos da escola. Neste sentido foi criado o projecto “Todos a Comunicar”, que tem em vista a reflexão sobre atitudes/comportamentos dos alunos por parte dos próprios, envolvendo os seus pares, os professores e ospais e/ou encarregados de educação, no sentido da promoção de atitudes e comportamentos adequados na escola, com interligação a projectos semelhantes que promovem a comunicação e o diálogo entre os vários intervenientes na escola. Este projecto poderá ser desenvolvido em escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e escolas de ensino secundário.

2. Objectivo Geral
Palavras-chave: ComunicaçãoInterpessoal, Trabalho Colaborativo, Desenvolvimento de Competências, Dinâmica Familiar, Projecto Intervenção, TIC.

O projecto “Todos a Comunicar” tem como principal objectivo uma melhoria da comunicação entre professores, alunos e pais/encarregados de educação, através da implementação de um espaço digital de troca de informações e opiniões.

3. Áreas de Intervenção
O projecto tem comoprincipal característica a intervenção na dinâmica comunicacional entre professores, entre professores e alunos, entre professores e pais/encarregados de educação, entre alunos e alunos e entre alunos e pais/encarregados de educação, através da constituição de uma comunidade virtual de reflexão sobre a escola e as vivências escolares dos diferentes intervenientes, promovendo a comunicação entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao
  • gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!