Gestão baseada em relação de confiança

Páginas: 6 (1373 palavras) Publicado: 15 de maio de 2011
Foram realizadas entrevistas com funcionários em um hotel e o objetivo foi analisar o papel desempenhado pelas relações de confiança na gestão de uma organização e como elas são criadas no interior da organização e entre ela e seus fornecedores. A partir do material coletado nas entrevistas, destacamos três pontos considerados como mais relevantes para a análise:
- O que significa confiar?
-Confiança como um tipo de relação a ser construída
- O papel da confiança na relação entre organização e fornecedores

- O que significa confiar?
Podemos classificar o modo como os entrevistados definiram confiança de duas maneiras:
1) Alguns enfatizam valores; como honestidade, sinceridade e amizade para descrever uma relação em que exista confiança;
2) Outros focam-se principalmente nomodo de agir das pessoas e nas expectativas que se formam dentro de uma relação.
Assim, apesar de cada um dos entrevistados terem definido confiança à sua própria maneira, observa-se que as definições se classificam em um dos dois grupos: confiança definida baseando-se em valores expressos e confiança definida baseando-se na observação de atitudes e comportamentos alheios.

- Confiança como umtipo de relação a ser construída
Foi constatado em algumas entrevistas que os entrevistados classificaram e distinguiram dois tipos de relação de confiança: aquela que surge em uma relação pessoal e a que se forma em uma relação profissional.
Analisando-se os depoimentos observou-se dois fatores relevantes para a formação de uma relação de confiança:
1) convivência, experiências de cooperação2) tempo
Observa-se que quando se trata do convívio profissional, do dia a dia de trabalho, as pessoas parecem ter estabelecido uma relação de confiança a partir de experiências de colaboração e até de cumplicidade durante as atividades executadas. Foi durante o convívio nas atividades cotidianas que as pessoas se conheceram e notaram quem trabalha bem, quem coopera nos momentos em que ohotel está lotado, com quem eles podem contar quando precisam de ajuda, etc.
Observa-se que as pessoas percebem a presença de colaboração por parte de seus colegas nos gestos mais simples e corriqueiros, nas atividades rotineiras e durante a convivência diária com os demais funcionários. E com o passar do tempo uma relação de confiança vai se estabelecendo. Nota-se que após uma etapa deconhecimento mútuo, as pessoas passam a identificar nas pessoas fatores que os fazem confiar ou não.
Desta maneira, percebemos que cada funcionário forma sua opinião sobre os demais através da convivência, da troca de favores, de gestos de colaboração durante as atividades do dia a dia e gradativamente a confiança vai se estabelecendo entre a equipe. Assim, ao longo do tempo as pessoas foram se adaptandoao ambiente de trabalho, à forma de se trabalhar, e à equipe. Aliás, independentemente do tipo de relação estabelecida (profissional ou pessoal, de amizade), o fator tempo foi citado por todos como essencial para se desenvolver uma relação de confiança.

- O papel da confiança na relação entre organização e fornecedores

A área de compras é a responsável em negociar e lidar com todos osfornecedores do hotel, independentemente do tipo de produto ou serviço que o hotel irá adquirir.
As necessidades de compra são definidas em cada área (recepção, governança, alimentos e bebidas e demais áreas administrativas) e reportadas à área de compras. A partir deste momento, cabe à área de compras pesquisar o que será comprado, avaliar o orçamento e comprar o que foi pedido.
Uma observação muitorelevante que ele explicou foi a de que cada vez mais a relação comprador-fornecedor se modifica. Já não é mais correta a crença de que o fornecedor deve fazer todas as concessões e o comprador só faz exigências. Pelo contrário, cada vez mais, torna-se muito importante estabelecer uma relação duradoura, de parceria para que exista uma colaboração mútua, principalmente nos momentos de urgência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão por confiança
  • Gestão por confiança
  • Relação entre confiança e domínio
  • Gestão baseada em valores
  • Gestão de equipes
  • gestão baseada em valor
  • Gestão baseada em valor
  • Gestão Baseada em Valor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!